Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim descentraliza recursos do FIA e promove Conferência - 26/05/2015

Parnamirim é o único município do Rio Grande do Norte a descentralizar os recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) para os projetos que atendem o público infanto-juvenil. A informação foi repassada na manhã de hoje, 26, na UnP, pelo presidente do Comdica, Henrique Eduardo Costa, durante a II Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente.

De 11 projetos credenciados, 7 foram habilitados e deverão atender cerca de 2 mil jovens, na faixa etária de 9 a 21 anos, em um período de oito meses. Foram selecionados, através de edital, projetos de Fotografia e Cidadania; Gravidez na Adolescência; Combate às Drogas; Digitalização e Informatização.Todas as OnGs credenciadas foram cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social e no Comdica e trabalharão com jovens em situação de vulnerabilidade. "Um projeto em particular me chamou muito a atenção - Gravidez na Adolescência - pelo fato de ser desenvolvido em uma igreja evangélica e por abordar um problema que atinge e muito o nosso município", disse o presidente do Comdica. 

Em relação à Conferência Municipal, Henrique Eduardo Costa, destacou a importância de se discutir as políticas públicas que nortearão as ações em prol das crianças e adolescentes nos próximos dez anos.A promotora da Infância e Juventude, Isabelita Garcia, esteve presente à conferência que prossegue durante todo o dia de hoje. E, na ocasião, elogiou a atuação do Comdica e da administração por terem realizado quatro conferências livres, com a participação de 400 crianças e jovens de Parnamirim. "A opinião deste público é de fundamental importância para que as políticas públicas a serem construídas atendem à nossa realidade", disse.

As secretárias de Educação e Assistência Social, Vandilma Oliveira e Mara Nôga, também participam ativamente nesse processo de construção da Conferência Municipal. O chefe de Gabinete Civil, Márcio César Pinheiro, esteve representando o prefeito Maurício Marques e abordou as diferenças da juventude de ontem e a de hoje."Quando criança eu brincava de biloca, de bola. Hoje, os jovens vivem na era digital. Um mundo novo que causa preocupação aos pais e aos educadores. E, através de conferências como essa poderemos traçar as políticas públicas para combater problemas, por exemplo, como a violência", disse Márcio César Pinheiro.

Participaram ainda da Conferência o secretário de Obras, Naur Ferreira, Lucineide Paulino Paiva, presidente do Conselho Tutelar; Padre Antônio Murilo de Paiva e Simone Gonçalves Canela, representante dos adolescentes.


Postado Por: Yara Okubo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+