Grupo Xaxado comemora aniversário com exposição no Cine Teatro - 22/05/2015
A tradição da dança típica nordestina com raízes nos costumes dos sertanejos permanece viva em Parnamirim com o grupo de dança Xaxado. Formado em 23 de maio de 2015, através da Fundação Parnamirim de Cultura, hoje, o grupo possui 35 componentes e três espetáculos montados. O principal objetivo dos integrantes é preservar a dança regional e disseminar a cultura popular.
"O grupo tem uma contribuição importante para a vida cultural da cidade, com a participação de muitos jovens. O Xaxado projeta o nome do município em festivais e encontros e já é reconhecido em diversas cidades do Nordeste. Eles têm uma caminhada bonita em Parnamirim, de muita dedicação e força", conta o Presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Haroldo Gomes.
Para comemorar os dez anos de história, o grupo vai promover a exposição "Na batida do coração, sentindo a pisada no chão". Fotografias, livros que inspiram o grupo, textos dos espetáculos, figurinos e elementos cênicos estarão expostos ao público no Cine Teatro de Parnamirim, do dia 25 a 29 de maio, das 8h às 14h.
"Ao longo desses anos, cerca de 200 pessoas passaram pelo grupo. A exposição é uma forma de resgatar as memórias através de objetos que fizeram parte de nossas montagens e entendemos que é uma forma de o público conhecer mais sobre a tradição", explica o coordenador do grupo, André Batista.
Quem visitar o hall do Cine Teatro de Parnamirim, será transportado para o universo do xaxado e cangaço. No hall do teatro estarão elementos que remetem ao cenário sertanejo e espaços voltados para a gastronomia e religiosidade. Na sexta-feira, 29, o grupo vai encenar trechos do espetáculo "Retratos do Cangaço", a partir das 10h. A entrada para a exposição e apresentação é gratuita e aberta ao público.
*Fotos: Elson Spinelli
Serviço:
Exposição do grupo de dança Xaxado
Onde: Cine Teatro de Parnamirim - Avenida Castor Vieira Régis, 268, Bairro Cohabinal
Quando: 25 a 29 de maio
Horário: 8h às 14h
Entrada: Gratuita e aberta ao público
Postado Por:
Myllena de Pontes
Fotografia de:
ASCOM