Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Ministério Público faz visita de monitoramento à UPA de Nova Esperança - 20/05/2015

A promotoria de saúde do Ministério Público Estadual e a Coordenadoria Hospitalar do Rio Grande do Norte realizaram na tarde desta quarta-feira, 20, uma visita de monitoramento à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Nazaré dos Santos no bairro de Nova Esperança. O objetivo da visita foi verificar a estrutura da unidade e as últimas demandas necessárias para a inauguração. 


O Secretário Municipal de Saúde, Henrique Costa, acompanhou a visita e destacou que a inauguração deverá acontecer ao fim do mês de junho. "Nesta visita podemos mostrar que a UPA está pronta, com material adquirido e o pessoal convocado. Só estamos acertando os últimos detalhes para instalação do gerador e do cilindro de gases para que possamos colocá-la a disposição da população", explica. 

O promotor de justiça Eldro Sucupira Feitosa e o restante da equipe pôde averiguar todos os setores internos da unidade como emergência, raio-x, central de esterilização, oxigenoterapia, vestiários, salas de repouso, farmácia, refeitório e alas de internação já equipadas com os leitos que possuem camas elétricas para facilitar o movimento dos pacientes.  

Os equipamentos já adquiridos e que estão alojados na UPA foram apresentados e algumas adequações à estrutura para instalação foram discutidas. Também foi inspecionada a parte externa que possui espaços separados para acondicionamento e abastecimento dos cilindros de gases e para o descarte de lixo, além de área estratégica para contenção e prevenção de incêndios que não estava no projeto original.

A unidade, que é do tipo dois, quando estiver em funcionamento deverá prestar entre 300 e 450 atendimentos por plantão. Ela contará com 82 profissionais, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de radiologia e assistentes sociais. A população terá a disposição quatro consultórios médicos, pronto-socorro odontológico, serviços de laboratório, área de observação e leitos para reanimação de pacientes críticos 24 horas por dia.

A UPA Maria Nazaré dos Santos foi construída pelo Governo do Estado e repassada à Prefeitura em dezembro de 2014 que assumiu o compromisso de entregá-la em funcionamento em até seis meses. O custo de manutenção da unidade aos cofres municipais deverá girar em torno de meio milhão de reais mensais. 


Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+