Pré- conferência discute serviços oferecidos na rede de saúde - 20/05/2015

Avaliar e discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política municipal de saúde é um dos objetivos da Pré - Conferência de Saúde,realizada na manhã desta quarta-feira (20), no núcleo de extensão da Universidade Potiguar, no bairro de Santos Reis. A ação é a segunda, de quatro pré-conferências que estão discutindo junto à comunidade e servidores  os serviços oferecidos na rede de saúde.

Com o tema "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas - direito do povo brasileiro", a segunda pré-conferência teve como palestrante o médico e coordenador de Atenção à Saúde (CAS - Parnamirim), Júnior Azevedo e reuniu o secretário de saúde de Parnamirim, Henrique Costa, representantes municipais e estaduais do Conselho de Saúde, gestores e servidores.

O secretário de Saúde, Henrique Costa destacou a importância das pré-conferências. "A pré-conferência é de fundamental importância para que possamos ouvir a população e os servidores no intuito de efetivarmos propostas e encaminharmos para a Conferência Municipal, que será realizada no próximo mês", disse.

Durante o encontro, foram abordados eixos temáticos sobre o direito à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade, participação social, financiamento e gestão do SUS, valorização do trabalho e da educação em Saúde. Além de ciência, tecnologia e reformas democráticas e populares do Estado.

A população aprovou a iniciativa. Dona Maria Damião dos Santos, de 63 anos, participou da pré-conferência. "Acho muito válido toda essa discussão e importante nós participarmos desses encontros para sabermos a situação real da saúde na nossa cidade", afirmou a aposentada.

Após as quatro pré-conferências serão escolhidos 52 delegados para representar Parnamirim no encontro estadual. Qualquer participante da Conferência de Saúde pode se candidatar a delegado, seguindo os seguintes critérios: 50% dos eleitos devem ser usuários; 25% de trabalhadores da saúde e 25% do segmento gestor/prestador de serviço.

As pré-conferências são a preparação para a Conferência Municipal marcada para os dias 9 e 10 de junho, Estadual que será nos dias 16, 17 e 18 de setembro; e nacional de 1 a 4 de dezembro.

A conferência de Saúde é uma das instâncias colegiadas no Sistema Único de Saúde (SUS) - um espaço de debate democrático - que assegura o direito de todo cidadão à participação nas discussões sobre saúde.

Além da segunda pré-conferência em Santos Reis serão realizadas mais duas: no Centro e Pirangi do Norte.

Confira a programação das Pré-conferências de Saúde:

22/05 - Escola Municipal Augusto Severo - Centro (8h às 12h)
26/05 - Escola Municipal Erivan França, Pirangi (8h às 12h)

Quer saber mais ou sugerir melhorias? Ligue: 3645-3571

Postado Por: Jefferson Bezerra