Prefeitura parabeniza assistentes sociais do município - 15/05/2015

Quando ainda era pequena, Gilvanete Satiro, agora com 37 anos, acompanhava o trabalho de sua mãe como professora. Apesar da profissão conhecida por "ensinar", a mãe de Gilvanete decidiu trabalhar para "ajudar". Observando o trabalho social que a mãe desenvolvia com a comunidade, Gilvanete despertou sua paixão pela assistência social. Hoje, ela é assistente social e faz parte do quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Gilvanete  integra a equipe do Centro de Referência do bairro de Monte Castelo e diariamente visita famílias em vulnerabilidade social. "Geralmente, alguém da família nos procura porque tem algum problema, e a partir daí fazemos um acompanhamento e inserimos essas pessoas nos programas sociais do município. Antes, fazemos um planejamento para saber quais são as necessidades, o que eles precisam e quais são as atividades adequadas para cada idade", descreve a assistente social.

No dia em que é comemorado o Dia do Assistente Social, 15 de maio, acompanhamos o trabalho prático de Gilvanete. Na agenda, a visita a uma família que já é atendida pela SEMAS desde 2010. "Aqui inserimos as crianças às  atividades no CRAS, detectamos a necessidade de serviços de saúde e alimentação", explica Gilvanete.A responsável pela família, Cícera Edilene da Silva Aguiar, tem seis filhos e agradece o acompanhamento da assistente social. "Gosto das visitas porque eles ajudam os meus filhos. Enquanto estão lá (CRAS), não estão em lugares errados", conta Cícera.

"É um trabalho de ouvir as pessoas e entender o que elas precisam. Me sinto satisfeita e feliz quando consigo mudar a situação de uma família para melhor", argumenta Gilvanete.

O trabalho do Assistente Social em Parnamirim

A SEMAS possui 60 assistentes sociais no quadro de funcionários, distribuídos em vários setores e locais de atendimento. São nove CRAS (Centro de Referência da SEMAS), que trabalham com atividades preventivas; um CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), que atendem as pessoas que já estão em situação de  vulnerabilidade social; o NASE (Núcleo de Apoio sócio-educativo); o Centro POP (alberque que atende moradores de rua); o CAS (Centro de Atendimento Social), onde são realizados os cadastros de beneficiários de programas sociais); e a coordenação de Gestão, que possui os setores de benefícios eventuais e atendimento social.

A secretária da SEMAS, Mara Nôga, fala da importância dos assistentes sociais para o trabalho da pasta. "Além do trabalho de rotina dentro de nossos serviços, existe também um trabalho de busca ativa para aqueles que vivem em vulnerabilidade e à margem da sociedade para que eles possam retornar ao convívio sócio-familiar. Os assistentes sociais são a base de nossa secretaria e por isso parabenizamos pelo seu dia", relata a secretária.

Postado Por: Myllena de Pontes