Nova turma de cozinheiros do Pronatec turismo encerra curso - 14/05/2015

A última das três turmas do curso de cozinheiro, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), apresentou seu projeto integrador na noite desta quinta-feira, 14. O projeto foi apresentado em forma de buffet e servido aos parentes e convidados da turma na Escola Municipal Expedito Silva no bairro da liberdade.

Em Parnamirim, o Programa é desenvolvido em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Setel) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As outras turmas apresentaram seus projetos no Centro Pastoral, no bairro da Cohabinal e no restaurante Marina Badauê em Pirangi do Norte.

O secretário Municipal de Turismo, Laizomar Wanderley, parabenizou a turma e desejou sucesso aos concluintes. "Em Parnamirim o Pronatec já beneficiou mais de 7 mil pessoas. Esse curso com certeza trará grande diferencial ao currículo dos alunos", enfatizou. Ele destacou também que a Prefeitura continuará buscando a abertura de novos cursos na cidade.

Para a supervisora pedagógica do Senac, Barbara Coelho, a parceria com a prefeitura foi fundamental para o sucesso do curso. "Procuramos oferecer um curso que abrangesse todas as diferenças nas três localidades que foram desenvolvidas e que traga visibilidade para os alunos. Tivemos uma grande procura e uma baixa taxa de evasão o que trará grandes oportunidades para abrir novas turmas em Parnamirim", explica.

O professor Pedro Kummer explicou que os alunos aprenderam sobre o funcionamento não só da cozinha, como de todo restaurante. "O curso envolve toda a parte de preparação de cardápio, estrutura de cozinha e manipulação adequada de alimentos, tendo como referência a cozinha francesa", esclarece.

O concluinte Thayuã Olimar se disse muito agradecido pela oportunidade e que o curso mudou sua vida. "No momento já consegui estágio em um grande restaurante, onde pretendo continuar trabalhando. Meu desejo é continuar me especializando na área e fazer a graduação de gastronomia", comemora.

O PRONATEC é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e voltado para a inserção no mercado trabalho de pessoas em vulnerabilidade acima de 16 anos.

Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo