Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Saúde promove Dia D da Vacinação contra Gripe Influenza - 09/05/2015

O Dia D da Campanha de Vacinação contra gripe Influenza está acontecendo hoje, dia nove, em todos os postos de saúde, e alguns pontos de apoio como escolas, supermercados e farmácias. A abertura ocorreu na Unidade de Saúde de Nova Esperança, onde estavam presentes os secretários de Saúde, Henrique Eduardo Costa; de Meio Ambiente, Rogério Santiago e o secretário de obras, Naur Ferreira, representando o prefeito Maurício Marques. 

O coordenador de Promoção a Saúde, Moizes Campos, explicou que a meta deste ano é vacinar 41.875 pessoas com idade acima de 60 anos, crianças de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes e puérperas, além de funcionários dos setores de saúde e portadores de doenças crônicas. Ao todo são 65 locais de vacinação em todo município que estarão atendendo até as 17h.

A Campanha teve início no dia quatro deste mês e prossegue até o próximo dia 22 apenas nas Unidades de Saúde dos bairros. Cerca de profissionais estão mobilizados no combate à Gripe Influenza.

A dona de casa, Joelma Mariano, levou sua filha de dois anos para vacinar: “Minha filha tem todas as vacinas e demora muito para sentir uma gripe, mas nunca tem gripes fortes”, esclareceu. 


Influenza 


A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e, segundo o Ministério da Saúde, é considerada como um problema de saúde pública no Brasil. É uma patologia que pode levar a complicações graves de saúde e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). Todos os anos, a influenza pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar de forma diferente às pessoas. 

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta), ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação.




Postado Por: Juliana Grace
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+