Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Beco do picado comemora dia do choro - 29/04/2015

O ultimo "Sexta feira samba" em homenagem ao dia nacional do chorinho, adiado devido às fortes chuvas que caíram na sexta-feira, 24, será realizado na noite desta quinta, 30. O evento é promovido pela Fundação Parnamirim de Cultura e levará ao palco do Beco do Picado os artistas Chico Beethoven, acompanhado da Regional Choro do Elefante e Laryssa Costa e Regional do Choro. O evento será iniciado às 18h.


Dia nacional do choro

O Dia nacional do Choro foi instituído através da Lei 10.000 em quatro de setembro do ano 2000, homenageando o aniversário natalício de Alfredo da Rocha Vianna Júnior, o Pixinguinha, nascido em 23 de abril de 1887.

Genuinamente brasileiro, o Choro surgiu no final do século 19, quando se destacaram os compositores e instrumentistas como Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. O novo gênero era uma mistura de elementos da música africana e européia, executado principalmente por funcionários públicos, instrumentistas das bandas militares e operários têxteis.

Os artistas

Chico Beethoven é natural da cidade de Currais Novos/RN e possuiu 30 anos de carreira. O músico teve passagens por diversos grupos, incluído a banda Cidade Negra com quem excursionou nos anos 90 e já freqüentou rodas de choro no Rio de Janeiro com grandes nomes do gênero. Chico se apresenta com a Regional Choro do Elefante que é formada por Fernando Botelho no Violão de sete cordas, Jailton Medeiros no Pandeiro, Wallyson no Cavaco e Chico Bethoven sax e flauta.

Laryssa Costa é cantora e pesquisadora e se apresenta junto ao Grupo Regional de Choro integrado pelos músicos Alexandre Moreira no violão sete cordas e bandolim, Gustavo Medeiros no cavaco, Deo no pandeiro e Jonathas Marques no clarinete. O objetivo da apresentação em questão é mostrar os desdobramentos, bem como as possibilidades do choro cantado articulando letra e melodia, resultando em músicas com ritmos alegres e em perfeita harmonia.


Postado Por: Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+