Beco do picado comemora dia do choro - 29/04/2015
Dia nacional do choro
O Dia nacional do Choro foi instituído através da Lei 10.000 em quatro de setembro do ano 2000, homenageando o aniversário natalício de Alfredo da Rocha Vianna Júnior, o Pixinguinha, nascido em 23 de abril de 1887.
Genuinamente brasileiro, o Choro surgiu no final do século 19, quando se destacaram os compositores e instrumentistas como Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. O novo gênero era uma mistura de elementos da música africana e européia, executado principalmente por funcionários públicos, instrumentistas das bandas militares e operários têxteis.
Os artistas
Chico Beethoven é natural da cidade de Currais Novos/RN e possuiu 30 anos de carreira. O músico teve passagens por diversos grupos, incluído a banda Cidade Negra com quem excursionou nos anos 90 e já freqüentou rodas de choro no Rio de Janeiro com grandes nomes do gênero. Chico se apresenta com a Regional Choro do Elefante que é formada por Fernando Botelho no Violão de sete cordas, Jailton Medeiros no Pandeiro, Wallyson no Cavaco e Chico Bethoven sax e flauta.
Laryssa Costa é cantora e pesquisadora e se apresenta junto ao Grupo Regional de Choro integrado pelos músicos Alexandre Moreira no violão sete cordas e bandolim, Gustavo Medeiros no cavaco, Deo no pandeiro e Jonathas Marques no clarinete. O objetivo da apresentação em questão é mostrar os desdobramentos, bem como as possibilidades do choro cantado articulando letra e melodia, resultando em músicas com ritmos alegres e em perfeita harmonia.
Postado Por:
Emanuel Diniz Rabelo
Fotografia de:
ASCOM