Educação realiza capacitação em práticas restaurativas - 26/02/2015
Participaram também técnicos do Ministério Público Estadual e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Natal.A capacitação que tem como objetivo a discussão sobre a disciplina e violência escolar foi promovida em parceria com o instituto Terre des Hommes, uma organização não governamental suíça que trabalha na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A ministrante foi a gerente de formação da instituição, a psicóloga Lastênia Soares.De acordo com o Assessor do Núcleo de Práticas Restaurativas da Semec Anderson Quirino, a metodologia usada na capacitação foi a de círculos de diálogo que deverá ser replicada nas escolas. "O principal objetivo dessa capacitação é discutir sobre práticas para a prevenção da violência na escola", explica. Ele esclarece também que a capacitação procurará fortalecer as parcerias com o Ministério Público para que esses círculos de diálogo possam ser realizados tantos nas escolas de Parnamirim como na rede pública natalense.
Práticas restaurativas são ferramentas que possibilitam um espaço de diálogo, contribuindo de forma efetiva para a reparação de danos, restauração de vínculos, promoção de responsabilizações, permitindo integração e pacificação comunitária.
Postado Por:
Yara Okubo
Fotografia de:
ASCOM