Semas certificará duas turmas do Pronatec Mulheres Mil - 23/02/2015
O Plano Brasil Sem Miséria – BSM, coordenado pelo Ministériodo Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, dispõe de um conjunto de programas e ações de incremento da formação técnica e profissional para pessoasem situação de vulnerabilidade social que estejam cadastradas ou em processo de cadastramento do Cadastro Único.
Uma dessas ações foi a criação do Programa Nacional deAcesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, regulamentado pela Lei nº.12.513, 26 de outubro de 2011, tendo como coordenador o Ministério da Educação– MEC. O PRONATEC é dividido em diversas modalidades, sendo uma delas o PRONATEC Mulheres Mil.
O Programa Mulheres Mil, promove a formação educacional,profissional e cidadã de mulheres situação de vulnerabilidade social,utilizando a Metodologia Especifica do Acesso, Permanência e Êxito. Este programa começou a ser implantado no ano de 2007, em cooperação com o Canadá,por meio dos Institutos Federais (IFs) no norte e nordeste do Brasil, somenteno inicio de 2014 o Programa Mulheres Mil integrou as ações do PRONATEC.
No ano de 2014 desde a sua implantação já foram efetivadas mais de 5.945 matrículas, mobilizando mais de 12 mil pessoas.A Escola de Enfermagem de Natal – EEN e Secretaria Municipal de Assistência Social só no primeiro semestre de 2014 formaram e qualificaram para o mercado de trabalho 326 alunos.
IFRN
No dia 25, às 17 horas, no auditório de IFRN, será realizadaa formatura de 112 alunos no curso de agente de projetos sociais, Desenhista Mecânico, Editor de projeto visual Gráfico, Espanhol Básico, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Operador de Computadores e Aconselhador em Dependência Química. Tais cursos tiveram carga horária entre 160 a 260 horas.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego –PRONATEC, criado pela Lei nº. 12.513, de 26 de outubro de 2011, tendo comocoordenador o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), desenvolveu uma série de ações de incremento da formação técnica e profissional para pessoas em vulnerabilidade social com idade superior a 16 anos de idade.
Postado Por:
imprensa
Fotografia de:
ASCOM