Prefeitura leva artesãos de Parnamirim à FIART 2015 - 20/01/2015

No período de 23 de janeiro a 01 de fevereiro, das 15h às 23h, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, acontecerá a 20ª edição da Fiart (Feira Internacional de Artesanato) e 50 artesãos de Parnamirim, ligados ao PROGER - Programa de Geração de Emprego e Renda -, da Secretaria de Assistência Social (Semas), exibirão seus produtos pelo décimo quinto ano consecutivo.

Os artesãos dividirão sete stands da Fiart juntamente com oito grupos de cooperativas (costureiras de Pirangi), que também recebem o incentivo e infraestrutura necessária da Prefeitura para comercializar e gerar renda com a venda de seus produtos."Há 15 anos que contamos com esse apoio da Prefeitura e ele tem sido fundamental para a expansão do artesanato de Parnamirim, haja vista que muitos [artesãos] sobrevivem de seus trabalhos", explica a coordenadora de desenvolvimento Social da Semas, Terezinha Almeida.

Durante a Fiart, os artesãos de Parnamirim exibirão diversas peças, entre as quais: escultura em ferro, pintura em tecidos, bordados, pedrarias, vagonite e bonecos.

Atualmente, cerca de 300 artesãos estão cadastrados no PROGER, possibilitando a divulgação de suas mercadorias e o aumento da renda financeira. De acordo com a SEMAS, esses profissionais participam de feiras e eventos em diversos municípios do Estado.

Para se cadastrar no grupo de artesanato de Parnamirim, são exigidos os documentos pessoais: CPF, RG e comprovante de residência (é obrigatório residir na cidade). Também é necessário levar até à SEMAS uma peça do artesanato como exemplo de seu trabalho. Após esse cadastro, o profissional é encaminhado para emitir a Carteira Nacional de Artesão. Mais informações através do telefone: 3645-9761

FIART 2015

A Feira Internacional de Artesanato (FIART) é um evento que reúne uma variada programação cultural, gastronomia de alguns estados do Brasil, e o melhor do artesanato local, nacional e internacional, em estandes organizados dentro de uma grande estrutura, tornando Natal a capital nacional do artesanato neste período.

Além dos 385 estandes com peças artesanais para todos os gostos, a FIART 2015 vai oferecer para o público estimado em 70 mil pessoas, diversos eventos paralelos, desfile de moda artesanal, apresentações folclóricas, quadrilhas juninas fora de época e shows com artistas potiguares.

Postado Por: imprensa