Prefeitura realiza ação de prevenção a dengue em Pirangi - 17/01/2015
A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde ( SESAD) e apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SELIM), promoveu na manha deste sábado (17), na praia de Pirangi do Norte, um mutirão pela prevenção da dengue e chikungunya. A ação de caráter preventivo teve como público-alvo moradores, comerciantes, veranistas e turistas que visitam a praia neste verão.
Na oportunidade,um grupo de servidores da SESAD distribuíram panfletos e informativos na orla e comércio de Pirangi sobre as formas de prevenção das doenças.Outro grupo de agentes de endemias visitaram residências para checar a existência de focos do mosquito e orientar os veranistas sobre os cuidados necessários. Servidores da SELIM estão realizando a limpeza de terrenos baldios e da orla, facilitando o monitoramento de possíveis focos do mosquito transmissor.
Para o coordenador de promoção a saúde do município Moizes Campos, a ação é necessária, principalmente pelo numero de residências que ficam fechadas durante grande parte do ano, tornando assim propício para focos e proliferação de mosquitos. Moizes acrescenta que a ação continuará até o final de janeiro, durante a semana e aos sábados ."A ação será realizada dessa forma pois temos uma demanda de estabelecimentos comerciais e 900 casas de veranistas a serem visitadas. Se trata de uma verdadeira operação de guerra contra a dengue e a chikungunya", enfatiza Campos.
A doméstica Maria Eloisa Dantas, que veraneia todos os anos em Pirangi, diz se sentir feliz como trabalho dos agentes. "Eu me sinto protegida com essa ação da saúde", esclarece Eloisa. A turista Pernambucana Cássia Verônica, que visita a praia de Pirangi, acha importante a iniciativa de orientação na educação preventiva de todos. "Não basta só os agentes e a limpeza publica agirem. Os veranistas e turistas têm que colaborar", acrescenta.
Sintomas.
Em se tratando da dengue, há mais risco da doença evoluir para a forma hemorrágica, com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz e gengivas), dor abdominal intensa e contínua, e vômitos persistentes.No caso de febre chikungunya, após o período de incubação - que é em média de três a sete dias - a fase aguda é caracterizada principalmente por febre de início súbito e surgimento de intensa dores nas articulações. Essa fase dura, em média, até sete dias. Os pacientes geralmente apresentam febre elevada de início abrupto, poliartralgia, dor nas costas, cefaléia e fadiga. Outros sinais na fase aguda da chikungunya são calafrios, conjuntivite,faringite, náusea, diarreia, neurite, dor abdominal e vômito.
Postado Por:
imprensa
Fotografia de:
ASCOM