Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura realiza ação de prevenção a dengue em Pirangi - 17/01/2015

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde ( SESAD) e apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana  (SELIM), promoveu na manha deste sábado (17), na praia de Pirangi do Norte, um mutirão pela  prevenção da dengue e chikungunya. A ação de caráter preventivo teve como público-alvo moradores, comerciantes, veranistas e turistas que visitam a praia neste verão. 

 Na oportunidade,um grupo de servidores da SESAD distribuíram panfletos e informativos na orla e comércio de Pirangi sobre as formas de  prevenção das doenças.Outro grupo de agentes de endemias visitaram residências para checar a existência de focos do mosquito e orientar os veranistas sobre os cuidados necessários. Servidores da SELIM  estão realizando a limpeza de terrenos baldios e da orla, facilitando o monitoramento de possíveis focos do mosquito transmissor.  

Para o coordenador de promoção a saúde do município Moizes Campos, a ação é necessária, principalmente pelo numero de residências que ficam fechadas durante grande parte do ano, tornando assim propício para focos e proliferação de mosquitos. Moizes acrescenta que a ação continuará até o final de janeiro, durante a semana e aos sábados ."A ação será realizada dessa forma pois temos uma demanda de estabelecimentos comerciais e 900 casas de veranistas a serem visitadas. Se trata de uma verdadeira operação de guerra contra a dengue e a chikungunya", enfatiza Campos.

A doméstica Maria Eloisa Dantas, que veraneia todos os anos em Pirangi, diz se sentir feliz como trabalho dos agentes. "Eu me sinto protegida com essa ação da saúde", esclarece Eloisa. A turista Pernambucana Cássia Verônica, que visita a praia de Pirangi, acha importante a iniciativa de orientação na educação preventiva de todos. "Não basta só os agentes e a limpeza publica agirem. Os veranistas e turistas têm que colaborar", acrescenta.

Sintomas.

Em se tratando da dengue, há mais risco da doença evoluir para a forma hemorrágica, com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz e gengivas), dor abdominal intensa e contínua, e vômitos persistentes.No caso de febre chikungunya, após o período de incubação - que é em média de três a sete dias - a fase aguda é caracterizada principalmente por febre de início súbito e surgimento de intensa dores nas articulações. Essa fase dura, em média, até sete dias. Os pacientes geralmente apresentam febre elevada de início abrupto, poliartralgia, dor nas costas, cefaléia e fadiga. Outros sinais na fase aguda da chikungunya são calafrios, conjuntivite,faringite, náusea, diarreia, neurite, dor abdominal e vômito.


Postado Por: imprensa
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+