Sesad reforçará prevenção da dengue e chikungunya na praia - 12/01/2015
"Nesse período, intensificamos nossas ações de controle devido ao crescimento da dengue. As casas que estavam fechadas durante o ano, estão ocupadas com os veranistas. Visitamos esses locais, identificamos os focos de dengue e orientamos como evitar a proliferação do mosquito e, também,aproveitamos para falar sobre a chikungunya", explicou o coordenador de promoção à Saúde, Moizes Campos.
Agentes e servidores da Saúde realizarão orientações e panfletagem casa a casa. A ação contará com o apoio da Secretaria de Limpeza Urbana (Selim), que fará a limpeza de terrenos baldios para facilitar a identificação e destruição de focos do mosquito transmissor.
Dengue x febre chikungunya
No caso da dengue, há mais risco da doença evoluir para a forma hemorrágica, com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes.
Na chikungunya, após o período de incubação que é em média de três a sete dias, a fase aguda é caracterizada principalmente por febre de início súbito e surgimento de intensa artralgia.Essa fase dura, em média, até sete dias. Os pacientes geralmente apresentam febre elevada de início abrupto, poliartralgia, dor nas costas, cefaleia e fadiga. Outros sinais na fase aguda da chikungunya são calafrios, conjuntivite,faringite, náusea, diarreia, neurite, dor abdominal e vômito.
Postado Por:
imprensa
Fotografia de:
ASCOM