Prefeitura promove festival literário na praia de Pirangi - 09/01/2015

Livros, personagens infantis e poesia à beira mar. Esse foi o cenário encontrado pelos veranistas na Praia de Pirangi nesta sexta-feira. Um festival literário com a participação de professores, alunos da rede municipal e escritores movimentou o litoral de Parnamirim neste verão. A Secretaria de Educação também participou da programação da "Estação Verão", com sarau poético, bate papo com escritores e apresentações culturais.

"Ultrapassamos as paredes da sala de aula e chegamos ao mar, para a literatura acolher os veranistas. Queremos que a leitura seja a praia de todos que por aqui passam", explica a secretaria municipal de Educação, Vandilma Oliveira.

Personagens infantis caminharam na areia e convidaram pais e crianças para conhecer a tenda de livros. Pela manhã, os participantes do projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura" realizam uma contação de histórias para os visitantes da praia. A tarde, cinco escritores e poetas do município, sendo eles, Francisco Martins, Drica Duarte, José Acaci, Eduardo Torres Cordeiro e Marcellus Brucce estiveram na tenda literária e conversaram sobre suas obras, livros e profissão. O cordelista José Acaci, conta que o momento é oportuno para atrair um novo público de leitores. "Falei sobre um pouco sobre meu trabalho, inspirações e textos. Temos que mostrar a importância da leitura e dos livros para-didáticos na educação", diz Acaci.

Quem passava pelo local, ficava curioso com tanto livro e personagens. A veranista Ana Flávia de Melo diz que a filha de apenas quatro anos viu a personagem Emília e quis ir até o local do evento. "Minhas filhas gostam muito de ler e prestaram muita atenção durante a contação de história. As duas inclusive já ganharam prêmios na escola de leitoras do ano. Acho  interessante a iniciativa de trazer livros e educação até a praia", argumenta a visitante.

Postado Por: imprensa