Semur fiscaliza paredões de som no litoral sul - 08/01/2015

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semur) está intensificando  a fiscalização a paredões de som no litoral de Parnamirim.  O objetivo da ação é combater a poluição sonora e visual acima do limite estabelecido pela legislação ambiental. As aferições do som são feitas de quinta a domingo em Pium, Cotovelo e Pirangi do Norte.

O coordenador de Meio Ambiente, Renato Simonetti, informou que  a fiscalização ocorre de acordo com a leis municipais criadas em 2009 e 2011. "Essas leis combatem à poluição sonora em imóveis residenciais e comerciais, além de regular o som de automóveis que só são apreendidos após duas intervenções dos fiscais", explica.

Simonetti disse ainda que, num primeiro momento, os fiscais orientam as pessoas flagradas usando equipamentos sonoros acima dos limites ambientais. Caso ocorra reincidência, pode haver aplicação de multa que, dependendo da gravidade varia de R$ 150(leve) a R$ 500 mil (gravíssima). Além da multa, o som é apreendido e o proprietário é inscrito na dívida ativa do Município.

A fiscalização, ocorre principalmente nas quintas, sextas e sábado à noite, quando o movimento no litoral aumenta em virtude dos grandes shows e, consequentemente, crescem as denúncias de poluição sonora.

As pessoas que quiserem fazer alguma denúncia sobre poluição sonora podem ligar para a Semur, através dos números: 3645-9613; 3644-8244 e o disque denúncia 0800 084 8484, de segunda a sexta.

Foto: Tribuna do Norte

Postado Por: imprensa