Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Paratleta de Parnamirim conquista medalha de ouro em competição nacional - 09/12/2014

Edson Avelino, 16 anos é um exemplo da determinação e superação os mais difíceis obstáculos da vida. Vítima de uma bala perdia aos 13 anos que o tornou portador de deficiência física. O jovem parnamirinense  venceu cadeira de rodas e recuperado  movimento em uma das pernas. 


Agora como paratleta conquistou a medalha de ouro na prova dos 100 metros peito nas Paraolimpíadas Escolares realizada entre os dias 24 e 26 de novembro em São Paulo. Seu feito teve grande repercussão na modalidade. 

Ele bateu, além do o recorde nacional da prova com a marca de 39 segundos, fortes atletas de um estilo que não era sua especialidade que competem em uma categoria que tinha um grau dificuldade inferior. 

A  conquista de Edson será celebrada no próximo sábado (13) às 15h no Clube do Akonxego, em Parnamirim durante o Natal das Crianças da Fundação Mirian da Câmara Leite que treina e apoia diversos paratletas escolares. O evento tem o apoio da Prefeitura de Parnamirim.

A diretora da instituição e professora de educação física, Wilma Farkat afirma que Edson tem um grande potencial que ainda necessita ser desenvolvido. "Ele superou grandes barreiras de vida para chegar a esta medalha, mas ainda há muito para ele conquistar", prevê.

Morador do centro de Parnamirim e aluno da Escola Municipal Augusto Severo, Edson viu a morte de perto há três anos ao se deparar com uma troca de tiros que alvejaram inocentes como ele e um primo que morreu no local. Uma das balas acertou sua coluna. 

Após um árduo tratamento veio a cadeira de rodas e a solidão em casa.

"Quando o conheci ele nem sabia nadar, mas percebi que ele tinha uma grande força de vontade para aprender as técnicas de natação.  Trabalhamos suas musculatura e passamos a treinar no Centro Educacional PR3 que tem uma piscina de 25 metros" , relembra Wilma.

Os primeiros frutos vieram em 2013 quando Edson conquistou uma medalha de prata e duas de bronze nas Paraolimpíadas Escolares realizadas em São Paulo naquele ano.  "Eu sabia que poderia crescer ainda mais", disse o atleta.

Com a conquista da medalha de ouro neste ano, Edson ganhou também uma bolsa de atleta estudantil do Ministério dos Esportes no valor de R$ 500 mensais que servirá para auxiliar em seu treinamento.

"Temos que ampliar essa estrutura para ele com alimentação e transporte adaptado da sua .residência ao local dos treinos", explica.

Edson Avelino se prepara atualmente para a etapa regional do Circuito Nacional da Caixa que ocorrerá no Rio Grande do Norte em 2015. Se classificado, poderá brilhar novamente como uma promessa dourada entre os paratletas brasileiros.


Postado Por: imprensa
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+