Simpósio debate inclusão de tecnologia nas escolas - 05/12/2014

Professores e gestores municipais da área de educação da Grande Natal participaram na tarde desta sexta-feira (5) no Auditório Vinícius de Medeiros da Escocla Augusto Severo, em Parnamirim, da abertura do V Simpósio Regional das TICs na Educação que apresenta o tema "Escola, Currículo e Tecnologia: Discutindo Propostas Inclusivas".

O evento, que se realiza até sábado (6), é promovido pela Prefeitura de Parnamirim, IFRN, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) , Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Programa Nacional de Informática de Educação (Proinfo).

Na abertura o coordenador pedagógico da Educação Báisica,José Rildo Martin Cruz, destacou a importância da ação para o desenvolvimento de alunos e docentes Estão programadas palestras, minicursos, oficinas e apresentação de posters no pátio da Escola Augusto Severo.

Participam educadores de todo o Brasil com um público estimado de 300 pessoas. "Trata-se de um evento promovido pela Secretária Municipal de educação totalmente gratuito e aberto para todos professores, estudantes pesquisadores brasileiros. Nesta 5ª edição temos mais de 80 trabalhos inscritos,"informa Tereza Cristina Felix de Andrade, coordenadora do Proinfo/Parnamirm.

Paralelamente ao simpósio, ocorre a I Mostra de Robótica e Jogos Educacionais do Proinfo/Parnamirim que exibe projetos de robótica educacional desenvolvidos por alunos quinze escolas municipais, sob a supervisão de professores do laboratório de informática.

Durante a solenidade de abertura foi realizada a apresentação cultural do Grupo de Dança Cio da Terra e a mesa redonda "Escola, Currículo e Tecnologia: Discutindo Propostas Inclusivas" com a participação dos professores Arnon Alberto Andrade (UFRN) e Maria de Lourdes Valentim Barbalho (NTE/Natal).

"Nosso objetivo maior neste simpósio é promover um debate que aprofunde o uso da tecnologia por professores e alunos dentro da sala de aula, mostrando a grande eficácia desses avanços para a melhoria da qualidade do aprendizado. É sobretudo tornar a tecnologia um instrumento e um aliado do ensino", complementa Teresa Cristina.

SEXTA-FEIRA (05/12/2014)  -    Local: Auditório Vinicius de Medeiros
NOITE

18h30 -  I Mostra de Robótica e jogos tecnológicos educacionais do PROINFO/Parnamirim.
Apresentação cultural: Yoana Voz e Violão.
Relatos de experiências: projeto robótica educacional  nas escolas municipais de Parnamirim.

19h – Palestra: A inclusão digital em tempos de globalização.
Prof. Dra.  Andreia Regina Moura Mendes
Mestranda Andrielle Cristina Moura Mendes