Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Artesãos de Parnamirim participam da 19° Fiart - 23/01/2014

Entre os dias 24 desse mês e 2 de fevereiro acontece a 19° Feira Internacional de Artesanato do RN (Fiart), e 50 artesãos de Parnamirim estarão expondo seus trabalhos. São trabalhos com pinturas em tecido, bordados, macramê, feltro, junco, estruturas de ferro e pedrarias. A feira é realizada no Centro de Convenções de Natal e contará com trabalhos de diversos Estados e países, como Espanha, Japão e Peru. De Parnamirim serão seis estandes com artesãos cadastrados na Secretaria de Assistência Social (SEMAS). 

Há 14 anos, a SEMAS realiza o cadastro de profissionais da cidade. Atualmente, 300 artesãos estão cadastrados, possibilitando a divulgação de suas mercadorias e o aumento da renda financeira. De acordo com a SEMAS, esses profissionais participam de feiras e eventos em diversos municípios do Estado. A secretaria oferece suporte em toda infraestrutura, desde o local ao transporte e alimentação. A renda total desse grupo atingiu em 2013 R$ 86.400,00 com a venda do artesanato em eventos como a Fiart. 

A artesão Nelda Maria Pinto dos Santos, 56 anos, produz pesos de porta, jogos de cozinha, chaveiros e portas retratos com tecidos e fitas. Mensalmente, são montadas mais de 1.500 peças. Com 30 anos de trabalhos manuais, apenas com o apoio da Prefeitura através da SEMAS, ela conseguiu sua Carteira Nacional de Artesão. "O cadastro é muito importante para nosso trabalho artesanal ser conhecido por outras pessoas e lugares. Quando participo de grandes eventos, minha renda duplica. Além disso, lojistas e novos clientes entram em contato para adquirir meu artesanato. Hoje consigo me manter com o dinheiro que ganho do meu trabalho", conta Nelda Maria. 

Para se cadastrar no grupo de artesanato de Parnamirim, são exigidos os documentos pessoais: CPF, RG e comprovante de residência (é obrigatório residir na cidade). Também é necessário levar até à SEMAS uma peça do artesanato como exemplo de seu trabalho. Após esse cadastro, o profissional é encaminhado para emitir a Carteira Nacional de Artesão. 

Secretaria Municipal de Assistência Social Gerência de Artesanato Endereço: Rua Aspirante Santos, 396 De segunda a sexta, das 7h30 às 13h30 Telefone: 3645-9761

Postado Por: imprensa
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+