Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Saúde promove treinamento para o Projeto Consultório na Rua. - 10/01/2014

A Secretaria de Saúde está realizando nesta manhã, dia 10, a capacitação de profissionais para atuar em um novo projeto, o Consultório na Rua, que tem como objetivo ampliar de forma oportuna o acesso dos moradores de rua aos serviços de saúde.

O projeto, que será realizado através da parceria com Governo do Estado, terá início no bairro de Monte Castelo, atendendo também o público dos bairros vizinhos. Em torno de 70 profissionais destas localidades estão participando do treinamento, entre eles, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Márcio Cézar Pinheiro, falou da importância do Consultório de Rua e lembrou que o governo tem que possibilitar a inserção social desta parcela da população. "É preciso que todos se envolvam neste projeto, independente de fazer parte da equipe responsável", ressaltou.

De acordo com a coordenadora de Estratégia de Saúde, Mariah Nascimento, o projeto está previsto para começar em março e contará inicialmente com uma unidade móvel e uma equipe composta de enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, psicólogo, agente social e terapeuta ocupacional. As pessoas serão atendidas e após avaliação serão encaminhadas para os atendimentos médicos.

Mariah Nascimento lembrou que as maiores dificuldades encontradas por eles para receberem atendimento são vergonha e medo de serem mal recebidos ou rejeitados e ainda falta de documentação.

O treinamento finalizou com o depoimento do ex morador de rua, Alberto Dantas da Silva, hoje motorista da Secretaria de Assistência Social, que contou a sua história de superação. "Eu era viciado em drogas, inclusive no crack, então com muita fé em Deus e apoio da família decidi deixar o vício e atender o pedido da minha mãe para voltar pra casa. Não foi fácil, mais precisei muita força de vontade para vencer as drogas e reconstruir minha vida."

Postado Por: imprensa
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+