Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura disponibiliza nota fiscal eletrônica - 06/01/2014

A Prefeitura de Parnamirim vai implantar, neste início de 2014, a segunda etapa do processo de modernização da Secretaria Municipal de Tributos, com a liberação da nota fiscal de serviço eletrônica para pessoas jurídicas, a exemplo do que já ocorre com as pessoas físicas. A implantação será gradual. Primeiro com empresas convidadas, depois para todos os contribuintes. O credenciamento de empresas e o treinamento de pessoal começam na primeira semana de fevereiro, conforme explica Fábio Roberto da Silva, coordenador de Receita Mobiliária. 

"Vamos emitir uma carta convidando algumas empresas para indicar o representante que vai participar do treinamento e que, provavelmente, será o responsável pela emissão das notas fiscais eletrônicas", diz Flávio. Ele prevê que o processo esteja liberado para todas as empresas, no máximo, em julho. 

O processo é simples e seguro. Para facilitar o acesso, a Secretaria de Tributação criou o Portal do Contribuinte. No caso de pessoa física, que foi implantado desde setembro, o interessado entra no portal, clica no item "Nota Fiscal Avulsa" e preenche os dados do prestador e do tomador do serviço. Logo depois é gerado o código com o boleto de pagamento. No dia seguinte, o sistema recebe informações do banco e dá baixa no registro, liberando o arquivo para impressão e legalizando o processo. 

No caso de pessoa jurídica, as empresas indicam o representante e cadastram uma senha do responsável pela emissão das notas fiscais. Para quem não tem acesso à informática, a Secretaria de Tributação manterá o sistema de emissão da nota no balcão, como ocorria até então. 

As vantagens são muitas e em todas as etapas do processo. Além de eliminar os talonários em papel e de tirar os contribuintes das filas dos guichês, a nota fiscal de serviços eletrônica reduz a possibilidade de erros e fraudes e contribui para aumentar a arrecadação municipal. A implantação do sistema vai facilitar o trabalho de empresas de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e Ceará, entre outros estados, que recorrentemente buscavam informações na Secretaria de Tributação sobre prestadores de serviço.

Postado Por: imprensa
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+