Parnamirim ganha novo complexo de saúde com diversos serviços - 20/12/2023
O prefeito Rosano Taveira, acompanhado dos secretários do Gabinete Civil, Homero Grec e de Saúde, Luciana Guimarães e demais autoridades realizou, na manhã desta quarta-feira (20) a entrega do novo Complexo de Saúde do município, que oferece diferentes serviços.
O novo espaço, abriga o Centro Especializado de Odontologia (CEO), a Central de Regulação, a Central de Esterilização, além do Centro Integrado de Saúde (CIS). O novo complexo funciona na Rua Aspirante Santos, no bairro de Santos Reis, em frente a Escola Municipal Augusto Nunes, no antigo prédio da Unipec. O local passou por ampla reforma e serviços de manutenção.
Confira abaixo o funcionamento de cada serviço:
Centro Especializado de Odontologia (CEO)
O local funciona das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, contando com 10 consultórios e atendimento em sete especialidades. São elas: Endodontia, Periodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Cirurgia Oral Menor, Odontopediatria, Prótese Dentária e atendimento PNE (Pacientes com Necessidades Especiais). O fluxo de atendimento se dá via UBS.
Centro Integrado de Saúde (CIS)
O CIS oferece à população insumos para tratamento de bexiga neurogênica, como sonda, de alívio, luvas, gases, nidocaína e soro. Fraldas para pacientes acamados. Além de kits glicosímetros e insulina para pacientes diabéticos e também a parte de nutrição e medicamentos psicotrópicos.
Para adquirir os insumos é necessário apresentar encaminhamento médico via Unidade BÁsica de Saúde (UBS). Com relação aos insumos da parte nutricional, é necessário apresentar laudo médico, parecer e prescrição nutricional descrevendo qual o produto, a duração do tratamento e a forma de administração e quantidades, preferencialmente via SUS, através de atendimento médico em uma UBS. No caso dos psicotrópicos, o encaminhamento deve vir dos CAPS.
O espaço funciona de segunda a sexta, das 7h30 ao meio-dia e das 13h às 16h30.
Central de Regulação
A Central de Regulação, através das clínicas conveniadas com o município, oferta cirurgias oftalmológicas e cirurgias eletivas, fortalecendo a assistência na área de saúde. No caso das cirurgias oftalmológicas, a regulação é feita via UBS, na qual o paciente é avaliado e sendo constatada a necessidade de cirurgia, ele é encaminhado para umas das clínicas conveniadas, e só então, com a documentação em mãos, o cidadão é encaminhado para a central, para dar entrada na solicitação da cirurgia.
No caso das cirurgias eletivas, o paciente, após se dirigir até uma UBS e sendo contatada a necessidade da cirurgia, ele é encaminhado para O CCPAR, para avaliação com um cirurgião geral. Com toda a documentação em mãos, ele deve se dirigir até a central para dar entrada na solicitação da cirurgia.
Central de Esterilização
A Central de Esterilização é o setor responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares. Os materiais são recolhidos de segunda a sexta-feira, pela manhã, sendo devolvidos no horário da tarde.
Fotos: Ney Douglas
Postado Por:
Saulo Tarso de Castro
Fotografia de:
ASCOM