Parnamirim recebe certificação nacional do Ministério da Saúde pelas boas práticas na eliminação da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis - 09/11/2023

A Prefeitura de Parnamirim conquistou a certificação concedida pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios que eliminaram ou obtiveram selos de boas práticas no combate da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis. A solenidade de entrega está marcada para o dia 08 de dezembro, no auditório do Auditório do Tribunal de Contas da União (TCU).

A premiação, em reconhecimento pelo trabalho realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim, foi confirmada pela Comissão Nacional de Validação (CNV). O Selo tem validade de três anos, quando será reavaliada a condição e continuidade às intervenções preventivas e terapêuticas para manter a certificação nos anos seguintes.

“Estamos felizes com esse reconhecimento. Mostra que estamos no caminho certo! Parabenizo o engajamento e participação de todos os nossos servidores envolvidos no esforço dessa Certificação, contribuindo de maneira substancial para o alcance da eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis como problema de saúde pública”, destaca o prefeito Rosano Taveira.

A transmissão vertical do HIV ocorre da mãe para o seu filho e é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil do Brasil. No País, essa forma de transmissão tem sido responsável por cerca de 90% dos casos notificados de aids em menores de 13 anos.

“Os cuidados que temos com nossas gestantes, atendimento de pré-natal nas nossas unidades e os cuidados pediátricos com os bebês têm contribuído para os resultados alcançados”, destaca a secretária de saúde, Luciana Guimarães.

Postado Por: Saulo Tarso de Castro