Servidora parnamirinense será palestrante no Congresso Internacional MEDTROP 2023 - 06/09/2023
A Secretaria de Saúde de Parnamirim terá representantes no 58º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2023), que acontecerá na cidade de Salvador/BA, no período de 10 a 13 de setembro, e que tem como tema “Desafios para a Medicina Tropical no Século XXI. Como Enfrentá-los?”.
O projeto da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que visa o aumento das coberturas vacinais, foi implantado no Rio Grande do Norte em 12 municípios e Parnamirim teve destaque pela forma de implantação, implantando modificações estratégicas ao processo como um todo.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thulianne Lopes, a palestra será sobre o microplanejamento que foi criado dentro do projeto da Opas. No início, era só para intensificar a vacinação no combate à febre amarela. “Nós inserimos outros, tendo em vista que esse projeto poderia ser aproveitado para as outras vacinas, juntando com outro programa do Selo Unicef, no qual estão inseridas as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. O nosso microplanejamento começou pela capacitação dos servidores de uma única UBS, do bairro Passagem de Areia. Fizemos toda uma análise e convidamos diversos parceiros de igrejas, até comerciantes, e com isso obtivemos excelentes resultados na cobertura de vacinação no bairro”, disse.
A expectativa do Congresso é reunir mais de 3 mil participantes vindos de todos os estados do Brasil e de outros países tropicais. Estarão participando do MEDTROP 2023 como palestrante a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Parnamirim, Thulianne Lopes, e apresentando trabalhos, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Kleyton Felipe, a coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Elaine Michele, e a agente de Combate às Endemias, Louise Santos.
Postado Por:
Jose Marciano Costa
Fotografia de:
ASCOM - Ney Douglas.