Sesad promove palestra sobre a doença Alfa-manosidose - 30/08/2023
A Prefeitura de Parnamirim por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), promoveu na manhã desta quarta-feira (30), para os servidores de saúde do Centro Especializado em Reabilitação (CER), de Parnamirim, uma palestra sobre a Alfa-manosidose, uma doença extremamente rara em todo o mundo. O encontro aconteceu na sede do próprio CER.
O encontro foi ministrado pelo doutor João Neri, único geneticista no estado do Rio Grande do Norte, e teve como objetivo dialogar com os participantes sobre os detalhes da doença, enfatizando sintomas e diagnósticos. Atualmente, Parnamirim possui dois casos confirmados da doença. Uma paciente com 39 e outra com 40 anos. Elas são os dois únicos casos do estado, e outra duas pessoas, também em Parnamirim, estão em processo de investigação aguardando resultado.
O geneticista João Neri, reforça a importância da aquisição de conhecimento sobre essa enfermidade. “A finalidade é tentar mostrar a esses profissionais que a doença existe. Assim, é possível realizar com mais eficiência faça um diagnostico precoce facilitando todo o tratamento”, disse.
“É um momento importante para todos nós, porque estamos disseminando um valioso conhecimento que é fundamental para o nosso ambiente de trabalho”, falou a diretora administrativa do CER, Sílvia Barreto.
O que é Alfa-manosidose?
É uma doença autossômica recessiva extremamente rara em todo o mundo, com uma prevalência aproximada de 1 em cada 1 milhão de nascimentos. Essa doença se manifesta de forma variada. Seus principais sintomas são surdez associada ao atraso de fala e retardo mental. Muitas vezes se associam infecções de repetição com pacientes que podem ter deficiência imunológica. O diagnóstico nos primeiros anos de vida é o melhor remédio.
Postado Por:
JEAN CARLOS XAVIER
Fotografia de:
ASCOM - Ana Amaral