Horto Municipal cria campanhas de conscientização para a população - 21/07/2023

Aberto novamente à população e com uma nova administração, o Horto Municipal está com um olhar mais direcionado ao cuidado com o meio ambiente. Tocha Lopes, que está à frente deste trabalho, convida a população para participar de duas campanhas que implantou para melhoria na defesa do meio ambiente na cidade de Parnamirim.

Uma das campanhas é a arrecadação de sacos de 1k de arroz e de feijão para o plantio das mudas que serão feitas para distribuição junto à comunidade. Para pessoas que gostam de árvores, plantas frutíferas e ornamentais e que vão deixar os jardins e canteiros da cidade mais bonito. Em breve serão divulgados os locais de arrecadação, mas no horto já está funcionando a arrecadação desses saquinhos.
Vale lembrar que sacos plásticos levam de 400 e 1.000 anos para se decompor, além de entupir galerias pluviais, interferem gravemente na vida marinha e deixa o meio ambiente sujo, feio e poluído.

A outra campanha é em homenagem ao aumento demográfico, dos dados do IBGE que no último censo a população de Parnamirim cresceu em cerca de 50 mil habitantes “em homenagem a esse crescimento vou convidar a população para uma mobilização que acontecerá aos sábados de plantio de 50 mil mudas de árvores e plantas para serem distribuídas em diversas campanhas que serão criadas nas redes de ensinos e mutirões que faremos para recompor a mata ciliar do rio Pitimbu com árvores e plantas nativas, entre outros movimentos e ações voltadas para o meio ambiente”, disse Tocha Lopes.

Mata Ciliar ou outros tipos de cobertura vegetal nativa como as florestas ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

O plantio de todos esses indivíduos florestais, em espaçamento uniforme por toda a área da mata a ser recuperada é o enriquecimento dos plantios de alguns indivíduos florestais para aumentar a diversidade das espécies pré-existentes e outras já em extinção.

O Horto está passando mais uma vez pelo processo de semeadura onde estão se reorganizando mais uma vez para que em um futuro próximo volte a distribuir novamente as plantas para a população em geral na conscientização e na proteção do meio ambiente.

O Horto Municipal fica na rua Luís Soares da Câmara S/N bairro de Passagem de Areia.

Postado Por: Jose Marciano Costa
Fotografia de: ASCOM - Ney Douglas / José Marciano Costa