Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura dá continuidade ao projeto PRO-EVA em parceria com a UFRN - 20/07/2023

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) dá continuidade à parceria com o departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no desenvolvimento do Projeto PRO-EVA (Promoção ao Envelhecimento e Vida Ativa). 

O projeto é desenvolvido, no município, desde 2018 e ficou suspenso durante o período da pandemia. Agora, as atividades foram retomadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim Planalto. Desde o início da parceria, o projeto já passou pelas unidades de Monte Castelo, Jockey Clube, Boa Esperança, Liberdade e Primavera. 

O PRO-EVA é um projeto de avaliação ampla da saúde da pessoa idosa na atenção básica, baseado na caderneta de saúde da pessoa idosa e em instrumentos validados para a avaliação de composição corporal, risco de vulnerabilidade e funcionalidade.

E por falar na Caderneta da Pessoa Idosa, este importante instrumento é um dos principais pilares do projeto e está sendo implantada no município. A caderneta já existe desde 2004 e a ideia é inseri-la na prática do profissional de saúde. 

A caderneta consiste em uma avaliação multidimencional do idoso que abrange todos os profissionais de saúde. Essa avaliação é importante para o profissional que está na unidade conheça o idoso que está sendo atendido naquele território. 

O trabalho que está sendo realizado na unidade de Jardim Planalto consiste a coleta de dados sobre a saúde dos idosos atendido naquele setor com o intuito de formar um banco de dados, facilitando companhamento dos mesmos. A cada semana, um grupo de sete idosos é avaliado e segue sendo monitorado através de relógios inteligentes que captam as principais informaçoes vitais, que são catalogadas posteriormente. 

Fotos: Aristelson Alves


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+