150 anos de Santos Dumont: CCTV inaugura Salão Temático sobre a vida do 'Pai da Aviação' - 20/07/2023

Em alusão aos 150 anos do brasileiro, o Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV) inaugurou o espaço que conta a história notável de Dumont, assim como seus principais feitos e contribuições para a aviação mundial.

O protagonismo de Parnamirim no cenário aeroespacial brasileiro, que fez da cidade o berço da maior base aérea americana fora dos Estados Unidos, também serviu para a implantação, em solo parnamirinense, de um importante equipamento que remonta a história da cidade na Segunda Guerra Mundial, o Centro Cultural Trampolim da Vitória.

Com um material cheio de simbolismo e que remete à aguerrida atuação dos brasileiros no evento que marcou o planeta, este dia 20 de julho teve um significado especial para a cidade. Nesta data, quando é comemorado o sesquicentenário do nascimento de um grande brasileiro, conhecido como o Pai da Aviação, o CCTV inaugurou o Salão Alberto Santos Dumont.

A Base Aérea de Natal e a Prefeitura de Parnamirim realizaram o evento na última quarta-feira (19), no CCTV, com uma programação voltada à população da cidade. O novo espaço traz uma impressionante exposição de fotografias originais que contam a história de Santos Dumont e seu legado. Depois do descerramento da fita que inaugurou a sala do CCTV, a população teve acesso ao local e pôde conhecer mais sobre a vida do brasileiro.

Um breve histórico da vida e dos principais feitos de Dumont:

Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 na cidade de Barbacena/MG. Em 1892 foi viver em Paris, cidade considerada o berço da aviação. Estudou física e mecânica antes de realizar seu grande sonho: voar em um balão. Cinco anos após, projetou e construiu o menor balão do mundo, batizado de "Brazil". Após o sucesso do "Brazil" construiu os primeiros dirigíveis, do número 1 ao 14.

Em 1904, projetou e construiu o primeiro ‘mais pesado que o ar’: o 14-Bis e, no dia 23 de outubro de 1906, realizou o primeiro voo reconhecido mundialmente com uma aeronave mais pesada que o ar. Dessa forma, recebeu merecidamente o título de "Pai da Aviação". A homenagem a Santos Dumont faz jus às realizações do inventor e seu pioneirismo na aviação.
*trecho retirado do material impresso "A Vida e Obra de Santos Dumont", de Ruy Sodré, 2006

Ao final da apresentação do novo espaço, os presentes se dirigiram à área externa do CCTV para se deleitar com um concerto todo especial da Banda de Música da Base Aérea de Natal. O comandante da Bant, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, enalteceu a parceria com a Prefeitura e se disse muito satisfeito com a celebração dos 150 anos do nascimento de Santos Dumont.

Nem a chuva que caiu sobre o local foi capaz de cessar os festejos. Depois de uma pequena pausa, os presentes acompanharam a brilhante apresentação da banda, assim como as performances dos intérpretes, desde “Pai”, de Fábio Júnior, passando por “If Ain’t Got You”, de Alicia Keys, até Fora da Lei (Ed Motta).

O Centro Cultural Trampolim da Vitória, que agora conta com o Salão Alberto Santos Dumont, está aberto ao público de quarta-feira a domingo, inclusive nos feriados, das 9h às 16h. No local onde já era possível vivenciar a experiência da 2ª Guerra Mundial, agora também dá para contemplar o legado de Santos Dumont, o Pai da Aviação.

Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - ARISTELSON ALVES