Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Diversomos Day acontece no próximo dia 29, na Cohabinal - 18/07/2023

A pauta LGBTQIA+ vem ganhando força nos últimos anos, nas esferas sociais, políticas, acadêmicas, entre outras. Muito já foi conquistado, mas ainda assim, a realidade das pessoas LGBTQIA+ está longe do que a comunidade quer para o Brasil. Isso é comprovado, principalmente, pelos dados da violência sofrida por essa população, como consequência da LGBTFobia.

Cerca de 20 milhões de brasileiras e brasileiros (10% da população), se identificam como pessoas LGBTQIA+, de acordo com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Cerca de 92,5% dessas pessoas relataram o aumento da violência contra a população LGBTQIA+, segundo pesquisa da organização de mídia Gênero e Número, com o apoio da Fundação Ford.

Outro relatório Mundial é o da Transgender Europe mostra que, de 325 assassinatos de transgêneros registrados em 71 países nos anos de 2016 e 2017, um total de 52% – ou 171 casos – ocorreram no Brasil.  

Com a adesão da sociedade ao Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado no dia 17 de junho e a partir da lei que criminaliza a homofobia em 2019, houve grandes avanços. Mas ainda há muito que fazer.

Por essas razões que o combate à Homofobia entre outros tipos de violências faz com que Associação Diversomos lute cada vez mais por politicas públicas e por ações por parte do governo e da população, por conscientização de que a comunidade LGBTQIA+, são cidadãos como qualquer outro e que tem seus direitos, que e por muitas vezes são negados por uma condição e escolha de viver. 
 
Uma das primeiras conquistas do movimento foi em 1985, quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) retirou a homossexualidade do catálogo de doenças. Poucos anos depois, em 1988, a nova Constituição Federal também assegurou, ainda que de forma indireta, alguns direitos aos LGBTQIA+. 

Ser um aliado da comunidade LGBTQIA+ é uma forma importante de apoiar a luta por direitos e garantir que todas as pessoas sejam tratadas com respeito e dignidade, independentemente da sua identidade de gênero e/ou orientação sexual. 

Com base nesses dados e por politicas públicas Associação Diverssomos está realizando no próximo dia 29, o Diversomos Day a partir das 18h, no largo da Cohabinal, uma festa que vai tratar dos assuntos mais pertinentes nesse momento da politica nacional voltada para esse público e toda população está convidada para celebrar e dar continuidade a um processo de construção pública de uma política municipal na busca dos direitos da comunidade LGBTQIA+ de Parnamirim.

A festa terá como atrações a cantora Priscila Braw, Isaque Galvão, Rayssa Gomes, Banda Corsel 2 e Linda Prado, apresentação da Quadrilha Junina Guaporé e terá a feira do Kbça e o Furia Bar de Drinks.

O Diversomos Day conta com apoio da Prefeitura de Parnamirim e das secretarias de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos e da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana.


Postado Por: Jose Marciano Costa
Fotografia de: ASCOM - Cedida.

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+