Prefeitura institui Semana de Enfrentamento à Psicofobia - 13/07/2023

Com objetivo de combater o preconceito, informar e conscientizar a população sobre as doenças mentais, seus sintomas e tratamento, a Prefeitura de Parnamirim instituiu a Semana Municipal de Enfrentamento à Psicofobia.

A programação será realizada sempre na semana do dia 12 de abril, em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento. Neste período, serão realizadas atividades e campanhas de esclarecimento sobre a importância do combate à psicofobia, em suas variadas manifestações.

Psicofobia

Psicofobia é o preconceito ou discriminação contra pessoas com transtornos ou deficiências mentais, que incluem depressão; transtornos de humor, de déficit de atenção, de personalidade, de Ansiedade e muitas outras doenças que podem afetar crianças, jovens, adultos e idosos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 01 bilhão de pessoas sofrem com doenças mentais em todo o mundo, aproximadamente 10% de toda a população mundial. O Brasil lidera o ranking de casos de depressão e ansiedade na América Latina (quase 19 milhões em todo o país) e ocupa o terceiro lugar no ranking mundial das doenças mentais. De acordo com dados mundiais a depressão e ansiedade são consideradas as principais causas de suicídio.

Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS