SME promove Capacitação Anual para Manipuladores de Alimentos nas escolas - 05/07/2023

Realizar a manipulação correta de alimentos todos os dias não é uma atividade das mais fáceis. É preciso muito cuidado com o manuseio, com a armazenagem e com o fornecimento da comida para que se possa evitar doenças e contaminações.

Baseada nessa reflexão, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está promovendo, nas escolas, o Curso de Capacitação Anual de Manipuladores de Alimentos voltado para merendeiras e auxiliares de merendeiras de toda a rede de ensino. O objetivo é atualizar os profissionais responsáveis pelo manuseio, sobre higiene pessoal, manipulação higiênica dos alimentos doenças que podem ser transmitidas, armazenamento, conservação e todas as leis de boas práticas que envolvem a alimentação escolar.

Nessa terça-feira (4), foi a vez da Escola Municipal Josafá Sisino Machado. Durante o período da manhã, as nutricionistas Danielle Coutinho, Heliane Moura, Otília Catarina, Pâmela Lourenço, Raphaela Falcão, Renata Rangel, Vanessa Lima e a estagiária Letícia Oliveira, também abordaram sobre as demais temáticas e protocolos inerentes à execução do Programa de Alimentação Escolar no município, de modo a garantir uma alimentação saudável e segura aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Conforme está disposto na RDC 216/2004, essa capacitação é obrigatória para todos os trabalhadores envolvidos diretamente com alimentos. A nutricionista da SME, Danielle Coutinho, ressalta a importância dessas boas práticas que muito influenciam na qualidade de vida dos alunos. “É importante ter conhecimento não somente das leis, mas também sobre tudo que é necessário para a promoção da alimentação saudável garantindo, da melhor forma possível, a entrega do alimento ao aluno”, disse.

O cuidado com os alimentos é essencial para a manutenção de uma vida saudável e a recepção constante do todos os seus benefícios.

Cronograma da capacitação

• 27/06 – Escola Municipal Maria de Jesus;

• 28/06 – CMEI Eugênia Palhares, EM Raimunda da Maria, EM Carlos Alberto, EM Maria Francinete;

• 03/07 – EM Athur da Costa e Silva;

• 04/07/2023 – EM Josafá Sisino;

• 05/07 – EM Osmundo Faria.

Resolução RDC nº 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada em 15 de setembro de 2004, descreve as práticas recomendadas para a manipulação de alimentos. Para acessá-la clique AQUI!

Postado Por: JEAN CARLOS XAVIER
Fotografia de: ASCOM - Ney Douglas