Semas realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social - 28/06/2023

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promoveu nesta quarta-feira (28), no Auditório Clênio José, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema, “Reconstrução do SUAS: O SUAS que Temos e o SUAS que Queremos”.

A conferência organizada em eixos, foi planejada com o principal objetivo de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local das diretrizes para a gestão e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a participação da sociedade civil e governamental, reconhecendo a responsabilidade de cada ente federado, além de eleger delegados para a XIV Conferência Estadual de Assistência Social.

A solenidade de abertura foi abrilhantada com uma apresentação intergeracional do coral Vozes da Semas, que faz parte do núcleo sociocultural desta secretaria. A formação composta por funcionários da Semas e pelo Coral da Pessoa Idosa, constituído por membros de terceira idade das unidades do CRAS e Programa Viver, mostrou seu talento sob a regência da servidora Mônica Fernandes.

Fizeram parte da mesa de honra, o excelentíssimo prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira; a vice-prefeita de Parnamirim e secretária de Cultura, Kátia Pires; a secretária de Assistência Social e articuladora do Selo UNICEF Parnamirim, Alda Lêda Taveira; o presidente da Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa de Parnamirim, vereador Thiago Fernandes; a secretária adjunta de Assistência Social, Marta Lopes; o presidente da Comissão Permanente de Assistência Social, vereador Léo Lima; a presidente do Conselho de Assistência Social, Milca Toscano; e a assistente social, coordenadora estadual de gestão do SUAS e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Edivânia Freitas.

Durante a cerimônia, todos ouviram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Oficial de Parnamirim. Na sequência, foi dado início à palestra ministrada por Edivânia Freitas com o tema do evento, foi feita a leitura do regimento interno e iniciada a formação dos grupos de trabalho.

No intervalo para almoço, o grupo de dança do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV), do CRAS Liberdade, sob o comando do professor André batista, apresentou uma coreografia, ao som da música “Feira de Mangaio”, e a quadrilha junina.

A segunda parte da conferência, período da tarde, foi marcada pela apresentação das propostas e aprovação da plenária, seguidas da leitura final das deliberações aprovadas e eleição dos delegados para a etapa estadual.

Os eixos discutidos nos grupos de trabalho foram:

1. Financiamento;

2. Controle social;

3. Articulação entre segmentos;

4. Serviços, programas e projetos;

5. Benefício e transferência de renda.

Postado Por: JEAN CARLOS XAVIER
Fotografia de: ASCOM - Ney Douglas