Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Semuc faz manhã lúdica alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 18/05/2023

O mês de maio marca no Brasil a luta pela erradicação de todas as formas de violência sexual contra crianças e adolescentes. Depois de alguns anos, o dia do desaparecimento de Araceli passou a servir como marco para alertar a sociedade sobre a violência contra as crianças. O 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desde o ano 2000.

 E, neste ano com o tema "Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes" a Secretaria de Cultura preparou uma manhã especial com os alunos e alunas de dança e com os alunos da Escola Professora Ivanira Paizinho, a respeito deste tema que é delicado, porém, precisa ser discutido na sociedade. 

Para a Secretária de Cultura e vice-prefeita Katia Pires “hoje nós chamamos a atenção para um cuidado maior com as nossas crianças, principalmente na observação do comportamento delas em casa, na escola e até mesmo na rua, para que possamos alertá-las a respeito da violência sexual contra crianças e adolescentes a já visto que a nossa secretaria tem cerca de 1.200 crianças e adolescentes matriculadas nas oficinas de dança. Então,  aproveitamos esse dia para fazer um cortejo e, além disso, trazer esse momento lúdico no entorno do parque Aluízio Alves a respeito de um tema delicado, mas tão importante”, disse. 

Nesta manhã aconteceu, além do cortejo, a presentação dos palhaços Bisteca e Bochechinha e da contadora de história Ana Celina. 

Durante todo o mês são realizados, além da iluminação de prédios públicos, eventos, palestras, atividades educativas e a veiculação de informações sobre a prevenção e o combate à exploração sexual infantil. A campanha é coordenada pela Secretaria Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e neste ano o caso da morte de Araceli, completa 50 anos sem que ninguém fosse punido.

As denúncias de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no Disque 100.


Postado Por: Jose Marciano Costa
Fotografia de: ASCOM - José Marciano Costa

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+