Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura realiza ciclo de formação sobre o programa Entrega Legal - 11/05/2023

A Prefeitura de Parnamirim, por meio das secretaria municipais de Assistência Social (Semas) e Saúde (Sesad) realizou, na manhã desta quinta-feira (11), a abertura do Ciclo de Formação sobre o Programa Entrega Legal. O evento, que reuniu autoridades Poder Judiciário, foi realizado no Fórum Municipal Tabelião Otávio Gomes de Castro, no bairro de Monte Castelo.

O Programa Entrega Legal tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a legalidade da entrega das crianças pelas mulheres à Justiça da Infância e da Juventude. O programa é apresentado enquanto proposta necessária à construção de um trabalho integrado, que possibilite a visibilidade e o acolhimento das mulheres gestantes, que apresentam o desejo de entregar seu bebê para adoção, após o nascimento. 

No município, a principal via de acesso ao programa é o Hospital Maternidade Divino Amor. As mulheres chegam na maternidade e expressam que não querem cuidar da criança. Lá, ela é atendida por uma equipe formada por assistentes sociais e psicólogos para fazer o atendimento e as orientações sobre de que forma ela pode fazer essa entrega legal. 

Além da maternidade, outras vias de acesso podem o ser os Cras ou os Creas do município, destacndo em especial o programa Família Acolhedora. Após a entrega, a criança é encaminhada para os cuidados da Vara da Infância   e juventude para, em seguida, ser encaminhada para adoção. 

Após a abertura de hoje, serão realizadas capacitações com profissionais ligados ao programa e demais instituições de acolhimento e direcionamento. As capacitações serão direcionadas para técnicos da maternidade, dos Cras, do Creas, educadores e aqueles profissionais que lidam diretamente com essas mulheres que pretendem entregar essas crianças para adoção. 

Fotos: Ana Amaral


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+