Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura realiza evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo - 26/04/2023

A Prefeitura, por meio do Centro Especializado de Reabilitação (CER), realizou na manhã desta quarta-feira (26), um momento especial para familiares e pacientes com Transtorno do Espectro Autismo (TEA). A data é comemorada dia 2 de abril e tem como objetivo difundir informações, valorizar a importância do diagnóstico, além de conscientizar e mobilizar ações e atividades para o desenvolvimento dessas pessoas.

De acordo com Elizabeth Carrasco, secretária adjunta da Saúde, o CER é referência, no município, no tratamento da pessoa com Autismo. “Estamos cientes da nossa responsabilidade, es por este motivo buscamos sempre o melhor investimento para o atendimento dos nossos pacientes”, declarou.

De acordo Roberta Lamara, diretora-geral do CER, o evento teve como finalidade proporcionar às crianças e responsáveis um momento de inclusão social das pessoas com TEA. “Proporcionamos uma manhã com muita música, oficinas de artes, pintura e desenho, atividades lúdicas que auxiliam no desenvolvimento das crianças”, explicou.
 
Sílvia Barreto, diretora administrativa, explicou que as oficinas lúdicas foram elaboradas por profissionais especializados. “Contamos com uma equipe multidisciplinar, preparada para o acompanhamento e direcionamento adequado para este público”, disse.

O CER atende pacientes na faixa etária entre 0 e 100 anos. No caso do Autismo, 90 % do público atendido é de crianças. O local conta com especialistas nas áreas da Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Psicopedagogia. A porta de entrada é através de encaminhamento feto pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de cada bairro. 

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. 

O Centro Especializado de Reabilitação (CER) funciona no bairro de Vida Nova, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Fotos: Ana Amaral


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+