Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde - 20/04/2023

Refletir sobre a execução de políticas econômicas e sociais diante dos desafios de reduzir os riscos de doenças, fornecendo perspectivas de acesso universal e igualitário, é algo fundamental em qualquer gestão. Seguindo esse critério, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), promoveu nos dias 19 e 20 de abril, no auditório Vereador Clénio José, a 8ª Conferência Municipal de Saúde com tema baseado na garantia dos direitos e na defesa do SUS, da vida e da democracia.

O evento faz parte de uma das programações da 17ª Conferência Mundial de Saúde promovida em Brasília, pelo Ministério da Saúde, onde cada estado e município desenvolve suas conferências sobre a mesma temática com a presença de autoridades, gestores e usuários que participam de serviços públicos e movimentos sociais.

A abertura deu-se ao som do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Oficial de Parnamirim, executados pelo quinteto da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc). Os participantes puderam acompanhar várias atividades como palestras, discussão de grupo e escolha de propostas, intervalo cultural e eleição de representantes para a 9ª Conferência Estadual de Saúde.

Compareceram no evento algumas autoridades como a secretária municipal de saúde, Luciana Guimarães; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Matheus Eutrópio; o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Francisco Canindé Santos, o representante da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador Michael Borges e o conselheiro nacional de saúde e representante do Movimento Pop na Rua, Vanilson Torres. Também estiveram presentes representantes de conselhos e secretarias.

A secretária de saúde, Luciana Guimarães, fala sobre a importância da conferência. “É preciso aprofundar sempre esse debate em relação às possibilidades sociais objetivando políticas para barrar os retrocessos. O setor saúde necessita, cada vez mais, da democratização do estado”, comentou.

Importância da participação social

A conexão entre o conceito de participação social incorporado ao SUS e o de democracia participativa deve ser sempre mantida e aliada à proposta da comunidade, definindo o serviço público que ela deseja como parte do princípio organizativo do SUS, além do acompanhamento de políticas públicas em defesa do direito à saúde, fiscalizando as ações do Estado.

Eixos temáticos centrais da conferência:

1 – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

3 – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

4 – Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

 


Postado Por: JEAN CARLOS XAVIER
Fotografia de: ASCOM - Ney Douglas

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+