Secretaria de Assistência Social presta serviço à população em situação de rua - 10/03/2023
Duzentas e oitenta e uma mil pessoas em situação de rua foi o número registrado no Brasil em 2022. Isso representa um aumento de 38% em relação aos dados de 2019, após a pandemia de Covid-19. Essa é a conclusão de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (pea) de 13 de fev. de 2023.
No Rio Grande do Norte, em todo o estado, 2.200 pessoas vivem em situação de rua.
Em Parnamirim, no último cadastramento da Prefeitura existiam 250 pessoas vivendo em situação de rua e a Secretaria de Assistência Social junto com outras secretarias parceiras desenvolvem um belíssimo trabalho em prol a essa população.
As politicas públicas voltadas para esse grupo de pessoas que vivem em situação de rua incluem os serviços prestados no Albergue Noturno, Centro Pop e o Consultório na Rua.
Para o coordenador do Albergue Noturno, Antônio Magnos, a Prefeitura, faz a um trabalho diferenciado no albergue que funciona desde 2013, e que neste ano a meta é transformar o albergue com atendimento 24 horas.
Hoje o Albergue Noturno funciona na rua Sub-oficial Farias 265, bairro de Monte Castelo, das 17h até às 8h da manhã, com toda uma equipe técnica formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e cuidadores, mantendo um trabalho bem diversificado com várias atividades dentro do município. Neste ano o albergue pretende desenvolver um trabalho junto com a Secretaria de Educação implantando uma sala de aula dentro do Albergue Noturno, e também desenvolver trabalhos com as Secretarias de Cultura e Turismo e com outras secretarias mantendo as parcerias para atender a demanda desse público na cidade de Parnamirim.
“Quando chegam no albergue Noturno, eles rebem um kit de higiene pessoal, fazem três refeições, saindo pela manhã após o café da manhã”, disse o coordenador Antônio Magnos.
Outro Equipamento da Secretaria de Assistência Social que ajuda a essa população é o Centro Pop que fica na Rua Sargento Noberto Marques 220, no Centro.
A coordenadoria Gorethe Santana falou que o Centro Pop funciona das 8h da manhã até às 17h e que também conta com uma equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais. "Por dia atendemos cerca de 30 pessoas em situação de rua, mas já chegamos a atender bem mais. Trabalhamos a parte psicossocial, damos três refeições diárias, acolhemos essas pessoas o dia inteiro fazendo atividades e oficinas", disse.
O Consultório na Rua que foi implementado na administração do prefeito Rosano Taveira em 2017, desenvolve os trabalhos através das secretarias de Assistência Social e de Saúde, dando atenção básica para essa população visando ampliar o acesso delas à saúde.
Segundo Isabelle Albuquerque, do Departamento de Atenção Básica de Saúde, o trabalho da equipe do consultório na Rua, tem como objetivo atuar como uma ponte entre os que vivem em situação de rua e as unidades de saúde da nossa cidade garantindo assim o direto constitucional que é o acesso à saúde.
“Os atendimentos são feitos nas ruas mesmo, caso algum deles esteja acometido por alguma doença é encaminhado para as unidades de saúde”, disse.
Postado Por:
Jose Marciano Costa
Fotografia de:
ASCOM - Ney Douglas / Marciano Costa