Profissionais da Maternidade Divino Amor passam por capacitação sobre a linguagem de libras - 01/03/2023

O Hospital Maternidade Divino Amor (HMDA) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizaram na manhã desta quarta-feira (1º), uma capacitação sobre a linguagem de libras, voltada para os profissionais da saúde. O objetivo do curso é ensinar a linguagem de libras aos servidores a fim de proporcionar um melhor atendimento aos pacientes com perda de audição.

A Secretaria Municipal de Educação dispõe de profissionais especializados em libras, os quais possuem a função de auxiliar alunos e professores com o ensino da linguagem de libras. O secretário de Educação, Gildásio Figueiredo, explica a importância da parceria entre a educação e a saúde quanto ao trabalho exercido no âmbito do atendimento à população. “O trabalho realizado na Maternidade é essencial, pois é uma instituição de atendimento ao público e é extremamente importante na medida em que existem profissionais que podem se comunicar com os surdos sem dificuldade. Essa iniciativa valoriza o processo de inclusão”, disse.

Ana Michele, diretora do HMDA, fala sobre a necessidade do aprendizado da linguagem como instrumento de melhoria no atendimento aos pacientes. “A linguagem de sinais é essencial no processo de inclusão, e foi estabelecida uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e de Saúde (Sesad) por meio do Hospital Maternidade Divino Amor (HMDA), e nenhum outro hospital do RN realizou um curso como esse voltado aos servidores. Somos pioneiros, e Parnamirim mais uma vez está inovando. Nós vamos realizar com várias turmas, temos 700 colaboradores, com turmas de 30 alunos e essa é a primeira, em um curso de 20 horas com 10 encontros de 2 horas. É o primeiro dia de um ciclo de várias turmas capacitadas no processo de libras. Já tivemos situações com mulheres surdas, onde houve uma dificuldade de comunicação da equipe, então hoje é um momento muito especial”, falou.

Postado Por: cinthia medeiros de oliveira
Fotografia de: ASCOM - Ney Douglas