Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Parnamirim é o primeiro município do RN a criar Programa de Profilaxia do HIV - 15/02/2023

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar no próximo dia 27, no auditório do Centro Administrativo, o lançamento do Programa Municipal de Atenção às Profilaxias (PROMAP).

O Programa faz parte das ações do Serviço de Assistência Especializada em Hepatites Virais e HIV (SAE) e tem o objetivo de contribuir com a prevenção do HIV. No Rio Grande do Norte, Parnamirim será pioneiro na criação de um Programa exclusivo para este tipo de profilaxia.

Através das ações do PROMAP, o município passa a receber do Governo Federal as medicações conhecidas como “profilaxia pré pós-exposição ao HIV – (PREP e PEP)”. Durante o lançamento, além de divulgar que Parnamirim está apto a fornecer o medicamento preventivo, também haverá palestras e capacitação para os profissionais de saúde.

De acordo com André Maciel, coordenador municipal de ações de prevenção do HIV e IST’s, os índices da doença no município ainda estão altos e a estratégia será muito eficaz e segura em pessoas com maior risco de adquirir a infecção.

 

Carnaval

Apesar do lançamento do Programa ser apenas no dia 27, o SAE vai realizar intensificar as ações preventivas no período do Carnaval, 17 à 21 deste mês, em Pirangi do Norte. Além da distribuição de mais de 100 mil preservativos, também vai disponibilizar o medicamento no Hospital Márcio Marinho.

Ao todo, uma equipe de 11 profissionais capacitados, vão realizar essa distribuição e conscientização durante o período de Carnaval. Os profissionais do Márcio Marinho, também receberam treinamento sobre a profilaxia pós-exposição.

Estarão aptos a receber o medicamento pessoas vítimas de violência sexual; profissionais da saúde que sofreram acidentes de trabalho; pessoas que se expuseram à relação sexual arriscada, sem prevenção adequada; e profissionais do sexo.

 


Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+