Programa Viver inicia atividades de 2023 - 14/02/2023
O Programa Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciou na última segunda-feira (13), as atividades referentes ao curso de informática básica para pessoa idosa. Neste ano, as vagas foram rapidamente preenchidas para as 8 turmas, totalizando 56 alunos. A grande procura reflete o sucesso do projeto.
Nesta terça-feira (14), foram iniciados os trabalhos com as turmas 3 e 4. No momento, foram esclarecidas dúvidas a respeito do Programa e a sua apresentação, dando início às atividades. Os educadores do projeto, Emanuel Ernane e Michele Jácome, estão entusiasmados com as novas turmas de 2023. Michele fala sobre suas expectativas.
“Esperamos atender às necessidades, pois eles vieram aqui em busca de conhecimento, aperfeiçoamento da tecnologia, e será uma troca de experiências. Esperamos alcançar esse objetivo, que é inserir a pessoa idosa no mundo da tecnologia. Apresentamos todos os eixos do Programa Viver nesses encontros e o que será trabalhado durante todo o ano, parte da cultura, lazer, esporte, entre outros. Nos encontros iniciais percebemos a necessidade e a vontade que eles têm de aprender, é essa animação deles que nos anima”, disse.
O Programa tem como objetivo proporcionar a inclusão digital e social, possibilitando a participação do idoso em atividades de saúde, tecnologia digital, educação, e a mobilidade física, com a melhoria da sua qualidade de vida e contribuir para a promoção do direito ao envelhecimento ativo e saudável.
No decorrer dos últimos anos, o Programa Viver não apenas desempenhou seu papel de ensinar, mas contribuiu com o desenvolvimento de diversos idosos do município nas mais variadas áreas. Além disso, o Programa tem proporcionado aos alunos, novas vivências, resgatando a autoestima da terceira idade, contribuindo com a saúde emocional e psicológica, promovendo aos idosos a superação de limites, bem como sua independência.
Postado Por:
cinthia medeiros de oliveira
Fotografia de:
ASCOM - Cinthia Oliveira/ cedidas