Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Serviço de Assistência Especializada realiza reunião para discutir atendimento de profilaxia - 28/12/2022

O Serviço de Serviço de Assistência Especializada (SAE), realizou na manhã desta quarta-feira (28), uma reunião juntamente com representantes do Hospital Márcio Marinho, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Esperança, Maternidade Divino Amor e Unidades Básicas de Saúde (UBS), para redefinir o fluxo de atendimento em Profilaxia Pós Exposição (PeP), em casos de violência sexual, acidente biológico e pessoas que buscam a profilaxia em casos de relação sexual consentida sem uso de preservativo.

A partir de então, foi redefinido o atendimento em Profilaxia Pós Exposição, onde o paciente que necessitar, em caso de violência sexual, deverá ser direcionado a partir das Unidades Básicas de Saúde para a Maternidade Divino Amor. Em caso de acidente com material biológico ou relação sexual consentida sem uso de preservativo, o paciente deve procurar atendimento na UPA de Nova Esperança ou no Hospital Márcio Marinho, caso resida no litoral ou seja turista. 

O diretor do SAE, André Maciel, explica como funciona o processo de profilaxia após a exposição. “Nós estamos retomando o atendimento da profilaxia, que é uma medicação direcionada às pessoas vítimas de violência sexual, que se acidentam com material biologico ou tem relação sexual consentida sem uso de preservativo podem fazer uso. O paciente poderá tomar esta medicação em até 3 dias após a exposição com o vírus HIV e o organismo será ‘blindado’ para que o vírus não se manifeste. O atendimento é feito, são realizados testes rápidos de HIV e outras ISTs, lembrando que a medicação combate apenas o HIV, mas dentro da rede de assistência realizaremos a testagem rápida para Hepatites B, C e Sífilis. Mesmo testando negativo, o paciente tomará a medicação por 30 dias, onde retornará à UBS para avaliação. Em caso de teste positivo, o paciente será direcionado ao SAE, para que o tratamento necessário seja iniciado”, disse.


Postado Por: cinthia medeiros de oliveira
Fotografia de: ASCOM - Ney Douglas

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+