Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Funpac promove dia alusivo ao Outubro Rosa - 26/10/2022

Na manhã desta quarta-feira (26), a Fundação Parnamirim de Cultura realizou uma ação alusiva ao outubro rosa para pais de alunos das aulas de dança e convidados com palestra e depoimentos, além de música ao som do Sexteto da Fundação.

A professora aposentada Salete Souza em seu depoimento falou que no último dia 20 de outubro fez 30 anos que venceu o câncer . “É muito importante passar para outras mulheres a experiência que eu vivi e levar uma palavra de esperança para quem está passando pelo processo ou que tem um familiar que está precisando desse apoio, porque nunca é tarde. Hoje estou aqui contando a minha vitória",disse.

Ingredi Pitombeira também foi uma das que veio dar o seu depoimento falando que é muito importante esses movimentos que acontecem no mês de outubro para que as mulheres possam se cuidar mais. “O meu testemunho foi sobre o câncer de colo uterino e graças a Deus fiz os meus exames e os resultados estão sendo bons. Estou no início da cura e tudo isso graças ao diagnóstico precoce. Por isso é muito importante momentos como esses para alertar a população sobre esse tema e passar a nossa experiência para essas pessoas".

A vice-prefeita e presidente da Fundação Parnamirim de Cultura Kátia Pires falou “saúde é tudo que a Funpac não poderia deixar passar em branco. Um mês tão importante, principalmente porque a fundação tem hoje uma mulher à frente desta pasta. Então é importante fazer esse chamamento para o cuidado da saúde com a prevenção e estimular as mulheres a fazerem o auto exame, fazer o preventivo e alertar para que façam o exame da mamografia. Tudo para conscientizar com esses depoimentos maravilhosos e emocionantes. Eu estou feliz por proporcionar esse encontro com alegria e com temas importantes para a nossas mulheres sobre a saúde" disse.

Estamos chegando ao fim de mais um outubro rosa que é um movimento mundial, criado para lembrar a população sobre a importância dos exames para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o Inca - Instituto Nacional de Câncer, quando o câncer de mama é detectado em fases iniciais, são grandes as chances de cura com tratamentos menos agressivos.

A prevenção deve fazer parte da rotina da mulher, por meio do exame de toque, observação das mamas e, claro, hábitos e comportamentos saudáveis.
 
Estavam prestigiando o evento os vereadores Irani Guedes e a Vereadora Karol Pires.


Postado Por: Jose Marciano Costa
Fotografia de: ASCOM - Marciano Costa

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+