Funpac promove dia alusivo ao Outubro Rosa - 26/10/2022
Na manhã desta quarta-feira (26), a Fundação Parnamirim de Cultura realizou uma ação alusiva ao outubro rosa para pais de alunos das aulas de dança e convidados com palestra e depoimentos, além de música ao som do Sexteto da Fundação.
A professora aposentada Salete Souza em seu depoimento falou que no último dia 20 de outubro fez 30 anos que venceu o câncer . “É muito importante passar para outras mulheres a experiência que eu vivi e levar uma palavra de esperança para quem está passando pelo processo ou que tem um familiar que está precisando desse apoio, porque nunca é tarde. Hoje estou aqui contando a minha vitória",disse.
Ingredi Pitombeira também foi uma das que veio dar o seu depoimento falando que é muito importante esses movimentos que acontecem no mês de outubro para que as mulheres possam se cuidar mais. “O meu testemunho foi sobre o câncer de colo uterino e graças a Deus fiz os meus exames e os resultados estão sendo bons. Estou no início da cura e tudo isso graças ao diagnóstico precoce. Por isso é muito importante momentos como esses para alertar a população sobre esse tema e passar a nossa experiência para essas pessoas".
A vice-prefeita e presidente da Fundação Parnamirim de Cultura Kátia Pires falou “saúde é tudo que a Funpac não poderia deixar passar em branco. Um mês tão importante, principalmente porque a fundação tem hoje uma mulher à frente desta pasta. Então é importante fazer esse chamamento para o cuidado da saúde com a prevenção e estimular as mulheres a fazerem o auto exame, fazer o preventivo e alertar para que façam o exame da mamografia. Tudo para conscientizar com esses depoimentos maravilhosos e emocionantes. Eu estou feliz por proporcionar esse encontro com alegria e com temas importantes para a nossas mulheres sobre a saúde" disse.
Estamos chegando ao fim de mais um outubro rosa que é um movimento mundial, criado para lembrar a população sobre a importância dos exames para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Segundo o Inca - Instituto Nacional de Câncer, quando o câncer de mama é detectado em fases iniciais, são grandes as chances de cura com tratamentos menos agressivos.
A prevenção deve fazer parte da rotina da mulher, por meio do exame de toque, observação das mamas e, claro, hábitos e comportamentos saudáveis.
Estavam prestigiando o evento os vereadores Irani Guedes e a Vereadora Karol Pires.
Postado Por:
Jose Marciano Costa
Fotografia de:
ASCOM - Marciano Costa