Prefeitura prorroga Campanha de Vacinação contra a Poliomielite - 24/10/2022

Considerando a baixa adesão do público-alvo e os resultados alcançados de coberturas vacinais, a Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim (Sesad), prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite até o dia 31 de outubro deste mês.

Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica da Sesad, Thuliane Lopes, até o momento foram vacinadas 55% das crianças do município. Esse valor corresponde a 6 mil vacinas aproximadamente.

“Alertamos sobre a importância dos pais levarem suas crianças às unidades de saúde, para que elas possam adquirir imunidade contra o Poliovírus”, disse.

De acordo com o Ministério da Saúde, a baixa cobertura vacinal no Brasil que está em torno de 60%, produz um alerta sobre o risco de reintrodução da doença no País. A meta é atingir pelo menos 95% do público-alvo. Ao todo, 14,3 milhões de crianças devem receber a dose.

A doença

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é considerada uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos levando, em casos mais graves, à paralisia irreversível nos membros inferiores. Essa condição acomete uma em cada 200 infecções. Entre os que adoecem, 5% a 10% morrem por imobilidade dos músculos respiratórios.

Sintomas

As primeiras manifestações possuem sintomas semelhantes aos da gripe como febre, desconfortos musculares, dores de cabeça e falta de apetite podendo haver formigamento nas pernas e nos braços. A diminuição da força progride rapidamente para a paralisia, que geralmente é desigual entre os membros afetados.

Prevenção

A vacinação é a única forma de se prevenir da Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina.

Texto: Jean Xavier

Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS