Parnamirim divulga programação da Semana Nacional do Trânsito - 20/09/2022

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), está executando um conjunto de ações no município referente à Semana Nacional do Trânsito. Nesta terça-feira (20), a parceria entre poder público e 1° Ofício de Notas do município possibilitou a entrega de material educativo, panfletagem e brindes aos motoristas que trafegavam pela Rua Sargento Norberto Marquês, no centro da cidade.

Os agentes de trânsito do município e demais servidores, juntamente a equipe do cartório, abordaram motoristas, motociclistas e pedestres alertando-os quanto à importância de um trânsito mais seguro para as grandes e pequenas cidades. De acordo com o material entregue, gestos simples como realização de manutenção preventiva no veículo e uso dos dispositivos de segurança como capacetes e cadeirinhas podem fazer a diferença em caso de acidentes e salvar vidas.

Na última segunda-feira (19) a Sesdem iniciou os trabalhos na Escola Municipal Osmundo Faria, em Passagem de Areia, com a montagem da Mini Cidade Itinerante. Através desse equipamento, é possível trabalhar nas crianças – condutores do futuro – a integração entre os componentes do trânsito nas cidades: motoristas, pedestres e ciclistas, por exemplo. No primeiro momento os educadores de trânsito passam o conhecimento teórico em sala de aula e, depois, as crianças colocam os conhecimentos adquiridos em prática, como o respeito às sinalizações horizontal e vertical.

De acordo com o secretário da Sesdem, Cel. Marcondes Pinheiro, aproximadamente 1.300 crianças já foram atendidas com o projeto de educação no trânsito, nas escolas Etenize Xavier, Maria do Céu, Francisca Avelino, Ivanira Paisinho, Osmundo Farias, Irene Soares e Manoel Vicente de Paiva. “Através dessas iniciativas, provocamos a reflexão de que no trânsito, todos têm responsabilidades. O pedestre, que precisa atravessar na faixa exclusiva para esse fim, o motorista, que não pode avançar o semáforo na cor vermelha, e a precedência que os veículos menores têm sobre os maiores são fatores que sempre devem ser levados em consideração”, disse.

Confira a programação para o decorrer da semana:

Quarta-feira (21) - Conscientização na Escola Osmundo Faria com a montagem da Mini Cidade Itinerante (manhã);

Palestra na Escola Neilza Gomes, em parceria com o Detran (tarde);

Quinta-feira (22) - Palestra na Escola Senador Carlos Alberto (manhã e tarde);

Palestra com os alunos da EJA - Escola Nestor Lima (noite);

Sexta-feira (23) - Conscientização na Av. Abel Cabral (manhã);

Caminhada com os alunos da Escola Francisco Bezerra (tarde).

Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - ANA AMARAL