Prefeitura realiza abertura da Semana do Bebê - 22/08/2022
A Prefeitura de Parnamirim, por meio das Secretarias de Assistência Social (Semas), Educação e Cultura (Semec), Saúde (Sesad), Esporte e Lazer (Sel) e Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac), realizou na manhã desta segunda-feira (22), no CMEI Liquinha Alves, a abertura da programação da Semana do Bebê, evento alusivo ao mês da Primeira Infância.
O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social e articuladora do Selo Unicef, Alda Lêda Taveira, da vice-prefeita e representante da Fundação Parnamirim de Cultura, Kátia Pires, o secretário de Educação e Cultura, Gildásio Figueiredo e sua adjunta, Delmira Dalva, a diretora do Hospital Márcio Marinho, Vandilma Oliveira, além da equipe técnica da Semas e equipe pedagógica do CMEI Liquinha Alves.
Na ocasião, o sexteto da Fundação Parnamirim de Cultura, trouxe à memória diversas canções da infância, e sucessos da MPB. O sexteto realizou uma oficina animada de música com as crianças, que também participaram das demais atividades lúdicas no local. Neste mesmo dia, escolas e CMEIs estiveram simultaneamente iniciando o evento, no turno da manhã e da tarde. A Semana do Bebê seguirá com sua programação até o dia 26 deste mês, em algumas escolas da rede municipal e centros infantis, desta vez, contando com apoio de diversas secretarias, envolvendo vários serviços de cada pasta na programação.
O grande evento tem como foco serviços voltados à Primeira Infância com envolvimento de todo o núcleo familiar, o que é de grande importância para o desenvolvimento das crianças. Entre alguns serviços estão: Avaliação e atualização da caderneta de saúde da criança, realização de medidas antropométricas, orientações e rodas de conversa, atendimento médico, odontológico, fisioterapêutico e nutricional, contação de histórias, zumba kids, brincadeiras, oficina de música, oficina de brinquedos recicláveis, cadastro único, entre outros.
A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.
Postado Por:
cinthia medeiros de oliveira
Fotografia de:
ASCOM - Michael William