Profissionais do Apoio Escolar passam por treinamento em primeiros socorros - 10/08/2022

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), realizou na última terça-feira (9), durante todo o dia, na Uninassau Parnamirim, um treinamento em primeiros socorros voltado para os Profissionais de Apoio das Escolas e Centros Infantis, com objetivo de capacitar os educadores da rede municipal para reconhecer e iniciar o pronto atendimento básico diante de emergências ou situações de agravos a saúde a fim de evitar danos, lesões, sequelas e morte da vítima.

O treinamento foi conduzido em parceria com o instrutor Everton de Morais, do curso EM. Everton é bombeiro civil e técnico de segurança do trabalho. Durante o curso, que foi acompanhado pelo representante do setor de Educação Especial da Semec, Pedro Gomes, parte dos alunos passaram por orientações de forma teórica e prática. De acordo com Águida Dionízio, também representante do setor de Educação Especial, ao todo, a rede possui 61 profissionais de apoio, os quais prestaram concurso para a função. Os profissionais estão subdivididos em turmas, a fim de passar pelos módulos de treinamento. De acordo com o instrutor, o treinamento é de extrema importância, pois os profissionais estarão capacitados para diversas situações emergenciais.

“Esse treinamento envolve situações clínicas como desmaios, crise convulsiva, hemorragia, queimadura, parada cardíaca, assim como a parte traumática como quedas, fraturas, luxação, acidente com abelha ou marimbondo, e até animais peçonhentos, além de acidentes que podem acontecer no dia a dia, em uma cozinha por exemplo, como um vazamento de gás e foi ensinado também o manuseio de extintores. É um treinamento que não faz parte da grade curricular, mas que foi personalizado para a necessidade do dia a dia desses profissionais”, disse Everton de Morais, instrutor responsável pelo treinamento.

O curso se faz relevante, pois considerando que os Profissionais de Apoio Escolar acompanham os alunos que necessitam de suporte para alimentação, higiene e locomoção e leva em consideração que esses estudantes poderão estar constantemente enfrentando riscos de acidentes, sobretudo engasgo durante o processo de alimentação, uma vez que apresentam dificuldades naturais para deglutição. Assim como situações que possam surgir, enquanto os profissionais estejam em processo de atuação.

Postado Por: cinthia medeiros de oliveira