Prefeitura não mede esforços para prestar assistência às vítimas das chuvas - 08/07/2022

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da força-tarefa que inclui todas as secretarias do município, segue trabalhando para prestar apoio à população vítima das fortes chuvas que caem no município. Na tarde desta sexta-feira (8) uma nova reunião foi realizada para alinhar as ações desenvolvidas pelas diferentes frentes de trabalho, com o intuito de gerar soluções cada vez mais efetivas.

O prefeito Rosano Taveira pediu empenho de todas as equipes em prol dos afetados pelas chuvas. “Estamos reunidos para alinhar todas as ações e fazer com que nosso trabalho chegue de forma cada vez mais eficiente a quem mais precisa”, disse.

Também presente na reunião, o secretário chefe do Gabinete Civil, Homero Grec destacou que o município segue em plantão permanente. “Desde domingo, a prefeitura está presente em todas as áreas críticas, em que haja pessoas afetadas pelas as chuvas. Cada secretaria está exercendo seu papel, sem medir esforços para amenizar a situação”, destacou.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) abriu processo emergencial para aquisição de novas bombas com capacidade para dar vazão a 100 mil metros cúbicos de água por hora. Os equipamentos servirão para desafogar a situação dos pontos de alagamento, principalmente o localizado na Rua Bom Bosco no bairro de Emaús.

Além disso, a secretaria também solicitou o apoio do Exército que disponibilizou uma bomba para drenar as águas acumuladas pelas chuvas naquela localidade. Nas demais lagoas de captação do município, as bombas estão funcionando devidamente.

Paralelamente, a Secretaria de Assistência Social (Semas) está prestando todo o apoio às famílias desabrigadas e desalojadas. Além de montar pontos para acolher essas famílias em algumas escolas do município, com a presença de assistentes sociais e psicólogos permanentes, a Semas também está realizando o cadastramento social para identificar as pessoas atingidas e suas necessidades imediatas.

Atualmente, duas escolas estão acolhendo 38 pessoas desabrigadas em função das chuvas. Os pontos funcionam nas escolas Irmã Maura em Emaús e Francisca Avelino no Parque de Exposições. Além desses pontos, a escola Raimunda Maria da Conceição, em Pium e o Conselho Comunitário do Parque das Orquídeas também estão preparados para receber outras vítimas.

Para suprir as necessidades dessas famílias, a Semas está prestando também toda a assistência no que diz respeito à alimentação e itens básicos como colchões, lençóis, produtos de limpeza, cestas básicas e kits de higiene pessoal.

Também atenta aos trabalhos de apoio às vítimas das chuvas, a Secretaria de Obras Públicas (Semop) está agindo para amenizar a situação. De forma emergencial, a secretaria disponibilizou caçambas e retro escavadeiras para auxiliar na escavação de valas que facilitem o escoamento das águas em alguns pontos da cidade. Além disso, as equipes da secretaria estão auxiliando a Defesa Civil na vistoria dos danos causados às residências afetadas.

De forma ininterrupta, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesdem), por meio a Defesa Civil municipal segue trabalhando no monitoramento e resgate da população situada em áreas de risco.

Todas as demais secretarias seguem atuando de forma integrada em um verdadeiro trabalho humanitário para prestar todo o auxílio à população atingida pelas precipitações que alcançaram índices históricos no município.

Doações

A prefeitura disponibilizou pontos de doações para quem puder ajudar as famílias. Os pontos estão localizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no horário das 7h30 às 14h, na Secretaria de Assistência Social (Semas), na Rua Aspirante Santos 239, das 7h30 às 14h30, no Creas, na Rua Aspirante Santos, nº 239, lateral da Sasi, das 7h30 às 14h30, no Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), que funciona no antigo aeroporto, das 9h às 16h e na sede da Guarda Municipal, na Rua Francisco Ferreira Neves, n. 333, em Monte Castelo.

Fotos: Ana Amaral

Postado Por: Saulo Tarso de Castro