Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Prefeitura discute implantação da Delegacia da Criança e do Adolescente no município - 22/06/2022

Representantes da Prefeitura de Parnamirim, do Ministério Público e do governo do estado se reuniram na tarde desta terça-feira (21), na sede do Centro Administrativo para tratar e discutir mecanismos para a implantação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DCA) no município. 

Entre os representantes dos órgãos envolvidos estavam a secretária de Assistência Social do município, Alda Lêda Taveira e a adjunta Marta Lopes, o secretário do Gabinete Civil, Homero Grec, Karina Figueiredo, diretora administrativa da Maternidade Divino Amor, a promotora da infância de Parnamirim, Gerliana Araújo Rocha e Paoulla Maués, representante da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol).

No âmbito da assistência social, a secretária Alda Lêda destacou a importância da implantação do equipamento no município, através da parceria com a prefeitura. “Assegurar os direitos e a integridade da criança e do adolescente é uma das premissas básicas do nosso trabalho. Por este motivo, a implantação dessa delegacia irá garantir mais proteção e segurança para nossos pequenos”, observou.

De acordo com Gerliana Araújo Rocha, promotora da infância de Parnamirim, a parceria com a Prefeitura é muito importante, uma vez que o município já conta com um fluxo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, através do programa “Acolher”, no Hospital Maternidade Divino Amor.

O programa permite às vítimas acompanhamento físico e psicológico e realiza ainda a notificação dos casos de violência sexual aos órgãos competentes.

“Estamos querendo fazer isso de uma forma bastante articulada para que a criança e o adolescente que seja vítima tenha esse atendimento integral, tanto na parte de proteção, quanto na parte criminal. Sem sombra de dúvidas, essa parceria vai nos ajudar a amenizar um grande problema, que é a questão da subnotificação dos casos, uma vez que, muitas famílias desistem de fazer essa comunicação à polícia”, destacou.

Karina Figueiredo, diretora administrativa do HMDA, explica que hoje, o município se tornou referencia nesta área, por apresentar um diferencial, que é dar continuidade ao atendimento, importante para a superação, fortalecimento e resgate da cidadania das vítimas.

“Muitas vezes, o agressor é uma pessoa próxima e as vítimas têm muita dificuldade em dar continuidade ao processo. Esse é um dos grandes diferenciais que Parnamirim oferece, a possibilidade de um acolhimento completo e humanizado. Sem nenhuma dúvida, a implantação da DCA no nosso município irá somar substancialmente para este trabalho”, disse.

Fotos: Ana Amaral


Postado Por: Saulo Tarso de Castro
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+