Portal da Transparência
Ao seguir navegando em nosso site, você aceita nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte nossa página de Política de Privacidade.
Prosseguir

Alunos das escolas municipais participam da OBMEP - 08/06/2022

Alunos de todas escolas municipais de Parnamirim realizaram nesta terça-feira (7) as provas da primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), considerada uma das maiores competições científicas do país.

As provas foram aplicadas e corrigidas pelas escolas, conforme as instruções e gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Participam os estudantes do nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (Ensino Médio) que serão selecionados de acordo com as maiores notas e na ordem decrescente, até que preencham o número de vagas disponíveis.

Os alunos classificados realizarão a prova da segunda fase, composta por 6 questões discursivas, em 8 de outubro. Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e a premiação será em 20 de dezembro.

A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa, enquanto nas instituições particulares serão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

 

OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.


Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS
Fotografia de: ASCOM

Compartilhe: Compartilhar Facebook Share on Google+