Prefeitura prepara pacote de obras estruturantes para a cidade - 08/06/2022

A Prefeitura de Parnamirim está preparando um novo pacote de obras estruturantes para a cidade. O serviço abrange pavimentações, drenagens e desapropriação de imóvel. Entre as áreas contempladas, está a retomada de uma importante obra estruturante na cidade, a duplicação da rodovia RN-313, no trecho compreendido entre a BR-101 e a entrada da Avenida Olavo Montenegro, o acesso à Coophab.

A rodovia RN-313 é estadual, o que significa que sua conservação e manutenção são atribuições do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O município, no entanto, firmou convênio junto ao governo do estado, permitindo que a prefeitura realize serviços de melhoria na via por 10 anos, além da duplicação dos 2,5km iniciais.

Além desta obra, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Saneamento (Semop) homologou, nesta semana, outros dois processos de licitação. Um deles vai contemplar pavimentações e drenagem em Nova Esperança e o outro, a implantação de uma estrada vicinal de acesso à BR-304.

As vias que serão pavimentadas - com calçamento - e drenadas em Nova Esperança são as ruas Clayton Bezerra dos Santos; Avelino André de Carvalho; Antônio Jacinto Pereira; Benjamin de Freitas; Josafá Sezino Machado e; João Pedro da Costa. Já a estrada de acesso à BR-304 vai interligar a rodovia federal, de grande fluxo de veículos, ao bairro de Passagem de Areia, possibilitando a entrada e saída da cidade de forma direta, sem passar pelo interior dos bairros de Parnamirim, uma área com cruzamentos que comporta o tráfego de veículos apenas com velocidade média ou baixa.

Na última semana, esses dois processos licitatórios foram homologados, o que corresponde a um bom avanço para a conclusão do trâmite. De acordo com o secretário Flávio Leal (Semop), o próximo passo é o debate, junto aos representantes da Caixa Econômica Federal, para tratar dos recursos financeiros, culminando com a assinatura da ordem de serviço, momento em que as obras devem ser iniciadas.

Outra importante ação por parte do executivo, que vai trazer melhorias para a população parnamirinense, é a implantação da nova Unidade Básica de Saúde de Bela Parnamirim. As tratativas para a desapropriação do imóvel que vai receber a UBS estão avançando e, nesta semana, por força do Decreto n° 6785/2022, a prefeitura declarou caráter de urgência para a situação. A Procuradoria-Geral do Município foi, inclusive, autorizada a adotar as medidas necessárias à conclusão do processo de forma satisfatória, visando o bem comum da população.

Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - NEY DOUGLAS