Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico da Setude presta contas à população parnamirinense - 29/04/2022

A Coordenação de Desenvolvimento Econômico, um dos braços de atuação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Parnamirim (Setude), trabalha em prol da promoção das atividades correlatas ao turismo parnamirinense, como a capacitação de empreendedores e agentes envolvidos com a atividade no município. A Coordenação é dirigida pelo coordenador André Ferreira e pelo gerente de desenvolvimento, Ubiratan Bezerra.

Nos últimos meses, em decorrência da pandemia da Covid-19, a Coordenação realizou encontros online visando a capacitação de empreendedores dos setores produtivos, com foco na busca de soluções para Parnamirim, um município com vocação reconhecidamente turística. De acordo com o gerente de desenvolvimento Ubiratan Bezerra, a mudança do aeroporto internacional de Parnamirim para São Gonçalo do Amarante trouxe um novo cenário para a cidade, exigindo a implementação de novas estratégias de empreendedorismo para que os negócios prosperem. “Um dos desafios que temos é a captação de atividades para nossa cidade, adequando o movimento turístico a nossa rede hoteleira”, disse.

Uma das vertentes de trabalho da Coordenação é o fortalecimento das atividades típicas da cidade, como as ações junto à Colônia de Pescadores Z-56, na qual cerca de 100 pescadores artesanais são cadastrados. O poder público está apoiando, junto à colônia, a implantação de um Rancho para a guarda dos equipamentos de pesca e o incremento da atividade em Parnamirim.

Com foco ainda na atividade de pesca artesanal, a Coordenação de Desenvolvimento Econômico também tem atuado junto à Capitania dos Portos para a realização de um curso de treinamento de pesca, que será ministrado aos pescadores cadastrados em Parnamirim a partir do próximo dia 1° de agosto.

O registro das embarcações da cidade é outra pauta tratada pela Coordenação, com o objetivo de realizar o 1° Campeonato de Vela entre os pescadores da cidade, com projeção para realização em 2 de julho. A parceria entre a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Setude, com a Marinha do Brasil e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tem trabalhado incansavelmente para o fortalecimento do turismo e de um atendimento que seja acolhedor ao turista na cidade.

Nesse ínterim, o Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico foi criado em Parnamirim e está em processo de implantação no município, outra pauta da Coordenação de Desenvolvimento Econômico. Sete secretarias municipais, representando o poder público, e a sociedade organizada farão parte do conselho que terá a função de deliberar e propor ações que, no futuro, podem se transformar em políticas públicas para o município.

Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM - NEY DOUGLAS / CEDIDAS PELA SETUDE